Duas semanas após o caso de racismo contra o brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, que foi alvo de cânticos discriminatórios entoados por torcedores do Atlético de Madrid, a LaLiga e seus clubes resolveram iniciar uma campanha de conscientização contra a discriminação racial e a xenofobia.
A iniciativa ocorrerá na rodada deste fim de semana, em todos os jogos da LaLiga Santander (primeira divisão) e LaLiga SmartBank (segunda divisão), e será exibida tanto nos estádios quanto em emissoras nacionais e internacionais.
“NÃO AO RACISMO”
A campanha prevê a exibição da mensagem “NÃO AO RACISMO” nos telões dos estádios, durante o aquecimento e também antes do início do jogo e no intervalo. Os sistemas de som também transmitirão esse conteúdo aos torcedores.
Além disso, a mensagem contrária ao racismo será exibida ao lado do placar e do cronômetro de jogo nas transmissões televisivas feitas tanto para a Espanha quanto pelas emissoras internacionais. A medida já pôde ser conferida no jogo entre Athletic Bilbao e Almería, que abriu a rodada nesta sexta-feira (30).
Por fim, também está prevista a colocação de um banner no círculo central em todos os campos antes do pontapé inicial, com mensagens de conscientização contra o racismo, que também serão exibidas nos painéis publicitários ao redor do gramado.
Preocupação antiga
O Departamento de Integridade e Segurança da LaLiga foi criado na temporada 2015/2016. Um de seus objetivos é coibir qualquer tipo de violência que ocorra dentro e fora dos estádios de futebol profissional.
“[A meta] é violência zero no esporte e, para isso, são realizadas diferentes práticas de prevenção, detecção e denúncia em cada jornada, que são reportadas à Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte. Além disso, a LaLiga condena e é demandante em qualquer processo criminal relacionado com atos violentos ocorridos no âmbito do futebol”, afirmou a LaLiga, em nota divulgada à imprensa.
A liga também informou que tem realizado, nos últimos anos, juntamente dos clubes, iniciativas contra a violência e o racismo. Entre elas estão sessões de formação para os seguranças dos estádios em conjunto com a Direção Geral da Polícia e o desenvolvimento de um Manual de Jogadores e Torcedores para promover o comportamento tolerante e respeitoso.
Ações com patrocinadores
As medidas contra a discriminação também envolvem atividades com patrocinadores, como a campanha “Juntos vs Racismo”, que a LaLiga lançou na temporada passada em parceria com a EA Sports.
A nota também contém a informação de que o Comitê Permanente da Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte pediu à LaLiga, após uma reunião no último dia 22 de setembro, “que continue enfatizando a rejeição absoluta ao comportamento racista, expressando sua condenação coletiva e imediata, e colaborando ativamente na identificação dos infratores”.