Anunciado no fim do ano passado, o Manual do Bruxo, do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, tem apresentado números avassaladores. Em menos de um mês, alcançou 300 mil inscritos. Sua conta oficial no Instagram, criada no fim de dezembro de 2024, já tem 74 mil seguidores.
São dados que demonstram a força da imagem do ex-atleta, que conquistou a Copa do Mundo de 2002 pela seleção brasileira e brilhou em clubes como Grêmio, PSG, Barcelona, Flamengo e Atlético-MG.
Muitos, talvez, ainda encarem o Manual do Bruxo como um curso on-line de futebol, ministrado pelo ex-jogador. Mas está longe de ser apenas isso. Na última semana, a Máquina do Esporte entrevistou Fabiano Veronezi, CEO da Fama Licensing, e Sérgio Estevam Jr., presidente-executivo da Growth Venture, especializada na criação de negócios digitais.
Ambos são, ao lado do próprio ex-jogador e de seu irmão Roberto Assis, CEO do Assis Moreira Group e responsável pela gestão da carreira de Ronaldinho Gaúcho, os nomes à frente do projeto. De acordo com eles, a iniciativa vai muito além de um simples curso.
“A ideia é funcionar como uma grande agência de revelar talentos e promover a gestão da carreira daqueles que, porventura, desejarem seguir como atletas, contando com essa expertise do Assis Moreira Group”, explicou Veronezi.
Parceria antiga
A relação de Veronezi com a família Assis é antiga e teve início quando Ronaldinho ainda era garoto.
“Desde 1994, eu faço licenciamento para o Grêmio [clube que revelou o atleta]”, enfatizou.
Já a parceria com Estevam veio de projetos como os resorts do Grêmio e do Internacional, em que o executivo cuidou da estratégia digital dos empreendimentos.
A ideia do Manual do Bruxo surgiu durante um jantar em Porto Alegre (RS), do qual participaram o ex-jogador e Assis.
“Em determinado momento da conversa, dissemos: ‘Precisamos criar algo para o Ronaldinho’. O objetivo era desenvolver algo na área educacional, que permitisse a ele devolver à sociedade tudo o que o futebol havia proporcionado”, recordou Estevam.
Foi assim que eles reuniram uma equipe e passaram a gravar o atleta, de modo a analisar caminhos possíveis para o projeto, que poderia se tornar um curso, um documentário ou mesmo um reality show.
“Durante a produção, vimos que estávamos diante de algo muito maior”, afirmou Veronezi.
A equipe do Manual do Bruxo reuniu em torno de 400 pessoas, incluindo os apresentadores Guido Nunes e Fernanda Gentil, além do próprio Assis e de Diego Vieira, responsável pela análise tática do projeto.
Manual do Bruxo não é curso de futebol
Os executivos fazem questão de frisar que o Manual do Bruxo não é um curso que ensina crianças e adolescentes a jogar futebol.
“A pessoa vai aprender a visão do Ronaldinho para aprimorar seu jogo”, ressaltou Estevam.
“O que existe é um conjunto de incentivos para quem tem o mínimo de talento e quer desenvolver seu futebol”, complementou Veronezi.
A seleção de talentos será uma etapa importante do projeto. Inicialmente, os responsáveis gostariam de levar as seletivas para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, porém tudo dependerá da quantidade de matrículas em cada unidade da federação.
Derrubar barreiras geográficas e financeiras
Segundo Veronezi, um dos fatores que motivaram a criação do projeto foi a limitação geográfica que existe no atual sistema de seleção de novos atletas, vigente no país.
“Uma grande dor é que as peneiras não conseguem atingir todo o Brasil. Então, nossa ideia foi utilizar o potencial do digital para localizar esses talentos”, explicou.
Na medida em que realizarem a trilha proposta pelo Manual do Bruxo, os alunos matriculados serão estimulados a gravar a si mesmos em diversas situações de jogo. O material será enviado à plataforma, para análise de Diego Vieira.
“Nosso modelo não é o da peneira convencional, em que os vídeos, muitas vezes, são usados para mascarar o desempenho do atleta. Na verdade, no nosso caso, essa etapa não é eliminatória. Queremos que todos tenham a chance de participar da seleção”, destacou Estevam.
De acordo com Veronezi, o sistema se baseia naquele que é adotado pelas faculdades dos Estados Unidos para a seleção de estudantes que farão parte de programas de esportes universitários.
“Há toda uma trilha a ser feita”, afirmou.
Com relação ao fato de o Manual do Bruxo ser pago, a dupla explicou que o valor adotado buscou tornar o projeto acessível a todas as faixas de renda.
“A matrícula custa R$ 297 e pode ser parcelada em diversas vezes no boleto ou no cartão. O preço poderia ser muito maior, mas nossa intenção era de que fosse algo que estivesse ao alcance de todos os públicos”, enfatizou Estevam.
Parceria com clubes e reality show
Os responsáveis pelo Manual do Bruxo já têm conversas adiantadas com grandes clubes do país, que deverão firmar convênios para o recrutamento de novos talentos.
“É importante deixar claro que, hoje, a principal promessa não é encaminhar o talento para algum clube. Se existir potencial, é lógico que esse encaminhamento ocorrerá. Mas, inicialmente, o objetivo é garantir patrocínio esportivo e apoio, psicológico inclusive, para esse atleta”, disse Veronezi.
Por enquanto, os executivos preferem não revelar quais clubes estão interessados em aderir à parceria com o Manual do Bruxo. O objetivo é selecionar ao menos um atleta por categoria, do Sub-7 ao Sub-21, tanto no masculino quanto no feminino.
“Não será apenas uma seleção de talentos, mas a oportunidade, para aqueles que desejarem, de prepararem sua carreira com o know-how do Assis, que é a pessoa experiente e que cuida da trajetória vitoriosa do Ronaldinho”, afirmou Veronezi.
Segundo Estevam, outros desdobramentos do projeto já estão sendo trabalhados.
“Sempre pensamos na eternidade da marca Ronaldinho. Um reality show está nos planos, e já temos conversas com interessados em produzir um programa ao vivo. O Brasil tem muitos talentos. Revelar um ‘clone’ do Ronaldinho certamente é impossível. Mas encontrar talentos de qualidade, acredito que temos condições de conseguir”, finalizou.