O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho adquiriu participação nos clubes Greenville Triumph e Greenville Liberty, equipes de futebol masculino e feminino, respectivamente, que disputam a USL League One, equivalente à terceira divisão dos Estados Unidos. Os times têm como sede a cidade de Greenville, na Carolina do Sul.
Com o acordo, as equipes esperam se beneficiar da imagem de Ronaldinho, eleito duas vezes como melhor jogador do mundo, para expandir suas marcas. O ex-jogador se juntou a um grupo de proprietários composto por mais oito acionistas.
“Sua influência no esporte é inigualável e sua presença dentro do nosso grupo de proprietários diz muito sobre a direção que estamos seguindo como clube. O envolvimento de Ronaldinho não só elevará o perfil do nosso clube, mas também inspirará nossos jogadores, fãs e toda a comunidade”, disse Joe Erwin, presidente do Greenville Triumph.
A ideia é que, aproveitando os holofotes da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos EUA, Canadá e México, as equipes aumentem seu reconhecimento internacional.
“Em nossas visitas a Greenville, reunindo-nos com a equipe sênior do Triumph e do Liberty, ficamos encantados com sua comunidade. Sua proximidade com Atlanta, uma cidade-chave para a próxima Copa do Mundo, faz desta uma área importante para a expansão contínua do esporte nos Estados Unidos”, comentou Roberto Assis, irmão e parceiro de negócios de Ronaldinho.
O Greenville Triumph disputa a USL League One desde 2019. Atualmente, ocupa a quarta colocação na temporada regular, com 31 pontos em 19 jogos.
O Greenville Liberty, por sua vez, é o quinto colocado em sua conferência na USL W League.