Pular para o conteúdo

Saiba o que é o FOOH, muito comum no entretenimento e na moda, e que foi usado por Andreas Pereira ao chegar ao Palmeiras

Técnica combina computação gráfica, realidade aumentada e vídeos gravados em cenários reais, oferecendo bom custo-benefício, flexibilidade criativa e alto potencial de compartilhamento

Palmeiras utilizou técnica conhecida como FOOH para anunciar a contratação de Andreas Pereira - Reprodução / Instagram (@andreaspereira)

Nos últimos dias, uma das contratações que mais repercutiu entre os torcedores foi a de Andreas Pereira, ex-Flamengo e Fulham, que chegou ao Palmeiras. Mas o destaque aqui é como o anúncio foi feito. O próprio perfil do jogador publicou dois vídeos usando Fake Out Of Home (FOOH), uma forma de marketing digital em alta: uma publicidade hiper-realista que simula anúncios físicos em locais icônicos, criada para viralizar nas redes sociais.

A técnica combina computação gráfica, realidade aumentada e vídeos gravados em cenários reais, oferecendo bom custo-benefício, flexibilidade criativa e alto potencial de compartilhamento, sendo, dessa forma, muito utilizada por marcas de moda e luxo.

No primeiro vídeo, o Allianz Parque aparece coberto por uma lona branca gigante, enquanto carros passam em frente, criando suspense. No segundo, a lona cai e revela uma camisa gigante do Palmeiras com o nome de Andreas Pereira, incluindo o número que ainda não havia sido divulgado. A ação do próprio jogador aproveitou o impacto visual e o efeito surpresa para gerar “buzz” e engajamento digital.

O resultado foi imediato: o primeiro post recebeu 157 mil curtidas, e o segundo, 261 mil. O caso ilustra como o FOOH permite criar curiosidade e impressionar, gerando engajamento e tudo isso sem depender de um anúncio físico real.

A prática já é mais comum no mundo da moda, especialmente nas marcas de luxo, e também com marcas globais como Nike (veja uma peça com bolas de basquete em Paris), Adidas, Netflix e Coca-Cola.

Sobre o tema, para quem estiver interessado, a Máquina do Esporte aproveitou para fazer uma pesquisa mais profunda e encontrou um portal que serve como um repositório de peças FOOH.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as terças-feiras, às 9h09.