Santa Cruz dá entrada em pedido de recuperação judicial e fala em profissionalizar gestão

Um dos mais tradicionais times de futebol da Região Nordeste do Brasil, o Santa Cruz deu entrada em um pedido de recuperação judicial. A solicitação foi ajuizada nesta quarta-feira (21), na comarca de Recife (PE). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), em nota assinada pelo presidente executivo do clube, Antônio Luiz Neto.  

Na versão publicada nas redes sociais, o texto afirma que a recuperação judicial seria mais um passo do projeto de reestruturação do Santa Cruz. No comunicado, o clube reconhece que vem enfrentando dificuldades financeiras nos últimos anos e que essa situação teria sido agravada com o rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro, ocorrida em 2021.  

Na última edição da Série C, o time pernambucano terminou em último lugar no grupo A, com apenas 12 pontos conquistados. Na Série D, a trajetória do clube também foi dramática, com cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas, totalizando 19 pontos e aproveitamento de 45%. A eliminação veio nas oitavas de final, com um empate e uma derrota diante do Tocantinópolis (TO).  

Profissionalização

Apesar das notícias ruins dentro e fora de campo, a nota oficial do clube tenta transmitir um tom otimista, ao afirmar que a recuperação financeira não será uma medida isolada, mas estaria “em conjunto com diversas outras ações que estão sendo estudadas e adotadas para profissionalizar o clube e viabilizar a sua retomada para a elite do futebol nacional”.  

“A diretoria reafirma seu compromisso de tratar com todos os seus credores, agora no ambiente de recuperação judicial, de forma a permitir a negociação coletiva e adimplemento de todo o seu passivo”, diz o texto.  

A direção do clube afirma estar ciente das dificuldades, mas que espera poder contar com o engajamento dos torcedores para que o Santa Cruz possa se reerguer. “Neste momento, a diretoria renova o seu profundo respeito pela apaixonada torcida tricolor, na certeza de que ela, mais uma vez, se fará presente nesta luta pela restauração e permanente construção da história centenária do clube”, conclui a nota.  

Sair da versão mobile