Santos colocará coroa de Pelé em novo escudo

O escudo do Santos passará a conter uma coroa em homenagem a Pelé. A proposta foi aprovada em reunião do conselho santista no último mês de novembro em que ficou determinado o novo estatuto do clube. A partir do dia 1º de janeiro, todos os uniformes dos times do Santos já terão o novo desenho do escudo.

A homenagem a Pelé foi decidida antes mesmo da piora do estado de saúde do ex-jogador e principal ícone do Santos. A ideia, com a coroa, é homenagear o “Rei do Futebol”. A proposta foi apresentada e aprovada na última alteração estatutária do clube.

“Fica estabelecido que a partir da data de 01 de janeiro de 2023 o SANTOS passará a utilizar em jogos de futebol profissional, amador e no Futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, em todas as suas camisas, uma coroa sobre as estrelas existentes dos títulos mundiais, à título de homenagem permanente ao EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, “Rei Pelé”, e será considerada como Honraria em conformidade com Artigo 97”, afirma o artigo 103 do novo estatuto, aprovado em 6 de novembro de 2022.

A mudança no símbolo passa a ser permanente. A homenagem no principal elemento de identificação do Santos reforça a ligação histórica do clube com Pelé. O Rei do Futebol está internado em São Paulo debilitado por conta de um câncer e tem um estado de saúde delicado.

Internado durante a Copa do Mundo do Catar, Pelé começou a receber algumas homenagens ao longo das últimas semanas. Durante o Mundial, diversas seleções, torcedores e atletas manifestaram solidariedade ao Rei do Futebol.

Além disso, a Conmebol chegou a sugerir que a CBF trocasse por corações três das cinco estrelas do escudo da camisa da seleção brasileira. A ideia dada pela entidade sul-americana era de homenagear Pelé com a alusão a Três Corações, cidade em que o ex-jogador nasceu.

A Conmebol, aliás, fez um evento no Catar em homenagem a Pelé. Mesmo com diversos ícones do futebol brasileiro presentes no país-sede do Mundial, apenas o ex-jogador argentino Javier Zanetti compareceu à celebração realizada pela entidade sul-americana.

Na última sexta-feira (23), Pelé também foi homenageado pela Budweiser. A marca de cerveja, que patrocina a Copa do Mundo e concede o troféu de “Melhor Jogador da partida”, criou um prêmio “Melhor Jogador da História” e usou Neymar, seu atleta patrocinado, para entregar a honraria a Pelé.

Como o ex-jogador estava internado, o atual camisa 10 da seleção brasileira gravou um vídeo e posou para foto segurando o troféu, que é inteiro banhado a ouro.

Sair da versão mobile