O São Paulo apresentará, no início da tarde desta segunda-feira (18), o projeto da “SPFC University”, instituição de ensino que levará a marca do clube paulista e tem como objetivo atuar na formação de profissionais para trabalharem no universo do futebol.
O projeto envolve a união de algumas instituições, entre elas o Grupo SEB, entidade educacional, e a Universidade do Futebol, empresa criada pelo profissional do futebol João Paulo Medina e que atua na qualificação de profissionais para trabalhar no esporte.
A ideia, segundo publicado pelo jornal Valor Econômico, é que a instituição ofereça cursos livres, além de aulas de graduação e pós-graduação aos alunos, todas elas com temáticas voltadas para o esporte, com foco principal no futebol.
Nesta segunda-feira (18), o São Paulo apresentará mais detalhes do projeto, que terá início em 2025 com o lançamento de 11 cursos híbridos, com aulas on-line e presenciais, sendo algumas delas no Morumbis, estádio do clube.
Os cursos serão certificados pela UniDomBosco, instituição de ensino superior do Grupo SEB. Além disso, a Universidade do Futebol e outras parceiras promoverão curadoria para os programas de aula. Uma delas é a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que fornecerá cursos na área de comunicação.
Inicialmente, a ideia é focar em áreas técnicas do futebol, com disciplinas envolvendo nutrição, fisioterapia, preparação física, treinos, etc. De acordo com os três sócios do projeto (São Paulo, SEB e Universidade do Futebol), a tendência é que novos cursos sejam lançados conforme a demanda de alunos.
O São Paulo deverá usar profissionais do clube e ídolos do passado como forma de atrair alunos para os cursos. Ao “Valor Econômico”, Julio Casares, presidente do São Paulo, afirmou que Muricy Ramalho, ex-jogador, ex-treinador e atualmente coordenador técnico do clube, é um dos candidatos a dar uma aula magna na “SPFC University”.
Flerte antigo
A aproximação do São Paulo com o meio acadêmico não é novidade. Há cerca de 15 anos, o clube se juntou à Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para lançar um curso de marketing esportivo.
À época, a ideia era que a instituição de ensino recebesse as aulas de um curso de pós-graduação focado em gestão e marketing, com profissionais do clube dando aulas. O diretor de marketing são-paulino naquela época era o mesmo Casares, atual presidente do Tricolor Paulista.