Em entrevista à Máquina do Esporte, Eduardo Toni, diretor de marketing do São Paulo, revelou que o clube deve alcançar um faturamento próximo a R$ 350 milhões com marketing em 2025. Caso isso se concretize, o valor superará em cerca de 17% a projeção de fevereiro do Tricolor Paulista, que era de arrecadar R$ 300 milhões com essa linha de receita neste ano.
Toni também explicou que grande parte do valor não é visível ao público no balanço oficial do clube, uma vez que as receitas são alocadas em diferentes categorias no documento, considerando que o São Paulo adota um modelo de trabalho com “unidades de negócio”.
“Muitas das receitas que o marketing traz para o São Paulo são alocadas nas [categorias] estádio, futebol e, analisando o balanço do clube, você não consegue enxergar [de onde vem] esse dinheiro”, comentou Eduardo Toni, que participou de debate no Sports Summit, realizado em São Paulo (SP), na semana passada.
“O patrocínio dos naming rights entra [para a categoria] estádio, o resultado que nós temos com as placas de campo entra para o futebol. Então, as receitas que a gente traz para o São Paulo ficam alocadas em outros centros de custo que não aparecem no balanço, mas, de uma forma geral, devemos chegar a quase R$ 350 milhões de marketing neste ano”, acrescentou.
SAO Store
O planejamento de expansão da rede de lojas próprias do clube, a SAO Store, prevê chegar a 50 unidades até o final de 2027. Toni detalhou que o clube deve fechar o ano de 2025 com 25 lojas abertas, focando inicialmente na capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo. Vale destacar que, no começo do ano, o clube contava com 13 lojas.
“Hoje, nós temos basicamente todas as lojas [na] Grande São Paulo. Temos uma em Alphaville e as outras todas na cidade de São Paulo. A gente planeja para o ano que vem abrir lojas em outros estados, como no Nordeste, e também no interior paulista, depois de ter melhorado um pouco a distribuição aqui na capital”, explicou o diretor de marketing do São Paulo.
New Balance
Em relação ao acordo com a New Balance, Toni destacou que o clube está muito satisfeito com a parceria, classificando a empresa como um “parceiro estratégico muito importante”. A troca no fornecedor de material esportivo de 2023 para 2024 resultou em um aumento na quantidade de produtos (SKUs) ofertados, que era uma limitação no contrato anterior do clube com a Adidas.
Em 2025, o São Paulo lançou uma coleção casual exclusiva para mulheres, que não é uma simples adaptação dos modelos masculinos. Além disso, a New Balance também criou uma linha infantil em outubro, em celebração ao Dia das Crianças.
A terceira camisa do São Paulo para esta temporada, desenhada em homenagem ao uniforme usado por Rogério Ceni no Mundial de Clubes de 2005, também foi citada como “um sucesso” pelo diretor de marketing, sendo o produto que mais vendeu desde o início da parceria com a New Balance.
