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Seleção brasileira terá camisa rosa e preta na Copa do Mundo 2026 para se aproximar da Geração Z

Nike argumentou com a CBF que um uniforme inusitado e chamativo ajudaria a rejuvenescer a base de fãs do Brasil

Seleção brasileira posa para enfrentar a Argentina pelas eliminatórias da Copa 2026 - Ricardo Ribeiro / CBR

Seleção brasileira posa para enfrentar a Argentina pelas Eliminatórias da Copa 2026 - Ricardo Ribeiro / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou, em outubro do ano passado, um protótipo em cores chamativas e brilhantes rosa e preta, com um desenho abstrato, para o segundo uniforme que a seleção brasileira utilizará na Copa do Mundo de 2026. No caso dessa camisa, em vez do tradicional Swoosh da Nike, a fornecedora de material esportivo usará a Jordan, marca que possui em parceria com o astro do basquete Michael Jordan.

A multinacional norte-americana foi quem sugeriu a peça em uma cor fora dos padrões tradicionais tanto da bandeira brasileira como da camisa azul, utilizada pela seleção desde a Copa do Mundo de 1958. Segundo a inteligência artificial (IA), o tom rosado da camisa, ao qual a Máquina do Esporte teve acesso, pode ser definido como “hot pink” ou “rosa brilhante”.

Para convencer Ednaldo Rodrigues a aprovar as cores inusitadas, a Nike argumentou que havia realizado estudos científicos que mostraram que essas cores geravam atração sensitiva na Geração Z. Para a fornecedora de material esportivo, isso ajudaria a rejuvenescer a base de fãs da seleção.

Além da camisa, a Nike pretende lançar toda uma linha nas mesmas cores e tons para que a peça seja utilizada pelo público jovem também como opção para a vestimenta do dia a dia, como jaquetas, calças e calções.

Lançamento

O lançamento da peça deve acontecer apenas na última Data Fifa antes da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. A longa antecedência, como é praxe na indústria de material esportivo, se deve à estratégia comercial e à necessidade de produção em massa das peças para estarem nos principais mercados quando houver o lançamento oficial.

A Nike e a CBF acreditam que um uniforme tão diferente será um sucesso de vendas, apesar das críticas que já foram disparadas por gerações mais velhas de torcedores.

Se usará a marca Jordan na camisa 2, a Nike não pretende abrir mão de seu logotipo no uniforme principal, na cor amarela, que também deve ter desenhos abstratos e chamativos para atrair o público jovem, assim como ocorre na camisa atual da equipe.