O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2022 terá início nesta sexta-feira (4). Ao todo, 16 equipes disputarão o título do torneio, que vem crescendo em popularidade e audiência nos últimos anos, assim como a modalidade como um todo no país.
Sem os direitos de transmissão dos principais campeonatos estaduais no futebol masculino, o Sportv dará mais visibilidade ao Brasileirão Feminino nesta temporada. O canal fechado do Grupo Globo promete fazer uma cobertura especial e exibir cerca de 40 partidas ao longo da competição, sendo pelo menos duas por rodada na primeira fase e ainda todos os confrontos de mata-mata até a final.
A estreia será já nesta sexta-feira (4), com Palmeiras x Atlético-MG, que se enfrentarão no Allianz Parque, às 21h. A narração será de Milton Leite, com comentários de Caio Ribeiro e Renata Mendonça, direto do estádio palmeirense.
Para deixar o dia focado no futebol feminino, o Sportv também transmitirá, às 18h30, o duelo Brasil x Bolívia, válido pelo Sul-Americano Sub-17. Além disso, no período da tarde, logo após o “Seleção Sportv”, o canal exibirá um programa especial para traçar uma linha do tempo sobre a evolução do futebol feminino no país.
A história começa com a proibição das mulheres praticarem o esporte, em 1965, e passa pelo surgimento dos primeiros times, desenvolvimento da seleção, e chega à “virada” em 2019, quando a CONMEBOL reivindicou que os grandes clubes tivessem times femininos. A narradora Renata Silveira será a apresentadora do programa, que contará com entrevistas das jogadoras Cristiane (Santos) e Tamires (Corinthians).
Para completar esse início de cobertura, o futebol feminino ainda será tema de uma reportagem especial no Esporte Espetacular, da Globo, no domingo (6). A repórter Gabriela Ribeiro fez uma matéria especial sobre o Brasileirão, que foi vencido nos dois últimos anos pelo Corinthians, falando sobre a possibilidade do tricampeonato do time alvinegro e quais equipes poderão atrapalhar o caminho das corintianas.
Uma novidade para a edição 2022 do torneio é a entrada na campanha “Doe Gols”, que já ocorre desde 2019 com o Brasileirão masculino. Cada gol marcado na competição será revertido em doações de três calçados para instituições que cuidam de crianças e adolescentes com necessidades. A campanha é realizada em parceria com a varejista esportiva Centauro e a instituição Play For a Cause.
O futebol feminino vem sendo uma das apostas do Grupo Globo para os próximos anos. A partir de 2023, a TV Globo mostrará o Brasileirão Feminino em TV aberta, depois de firmar acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para substituir a Band, que ainda transmite a temporada que começa nesta sexta-feira (4).