Santander não renova, e LaLiga terá novo dono dos naming rights a partir de 2023/2024

A LaLiga terá uma nova marca detentora dos naming rights da primeira e da segunda divisões da Espanha a partir da temporada 2023/2024. O Santander, detentor da propriedade desde 2016/2017, abriu mão de renovar o compromisso com o Campeonato Espanhol e deixará de deter o nome das competições após o fim da próxima temporada (2022/2023).

“Agradecemos a confiança que depositaram na LaLiga ao longo destes anos e estamos convictos de que continuaremos a colaborar em futuros projetos com o banco Santander para o crescimento e promoção de ambas as marcas”, afirmou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

O Santander também agradeceu o período de parceria com a competição.

“Estamos muito satisfeitos com a nossa colaboração com a LaLiga ao longo de todos estes anos e encorajados a explorar outras vias de colaboração”, comentou Antonio Simões, gerente regional para a Europa e CEO do Santander Espanha.

Novo parceiro

A ideia da LaLiga é anunciar o novo patrocinador em agosto, com a assinatura de um contrato de cinco anos e aumento na remuneração.

“A mudança se deve à decisão conjunta de ambas as entidades [LaLiga e Santander] de explorar novas formas de colaboração, tanto em comum como com terceiros”, destacou a liga, em comunicado oficial.

“Nesse sentido, a LaLiga anunciará nas próximas semanas as novidades que afetam a competição da temporada 2023/2024”, acrescentou a entidade.

Investimento e ações

O Santander vem pagando € 20 milhões por ano para explorar o ativo principal da LaLiga. A esse valor também é acrescido uma verba do patrocinador para realizar ativações. Em 2016/2017, o banco substituiu outra instituição financeira nos naming rights do torneio, o BBVA.

Entre as iniciativas conjuntas entre as duas partes, estiveram o LaLiga Promises, torneio de futebol Sub-12, e a LaLiga Genuine Santander, que começou na temporada 2017/2018 e se baseia na organização de um torneio de inclusão para jogadores com dificuldades intelectuais.

O patrocinador e a liga também realizaram uma competição de e-Sports, cujos naming rights também foram do Santander. Esse ativo é mais um que estará livre a partir de 2023/2024.

Outra iniciativa conjunta foi a LaLiga Global Network, que permitiu ao Campeonato Espanhol acelerar o processo de internacionalização de marca, com a criação de uma rede de profissionais espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil. Atualmente, são 44 profissionais atuando em 41 mercados do planeta.

Por último, a LaLiga ProPlayer, mais uma ação conjunta, promoveu a criação de bolsas esportivas nos Estados Unidos para jogadores das categorias de base.  

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