Neste fim de semana, a primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro 2023 chegará ao fim. Pelo regulamento atual, 20 clubes enfrentam-se em sistema de pontos corridos, em turno único. E, neste sábado (26), será disputada a 19ª e última rodada dessa fase da competição nacional.
A rodada decisiva tem todas as partidas marcadas para as 16h. Em tese, dez equipes ainda estão vivas na luta pelo acesso à segunda divisão. Seis delas já estão garantidas na etapa seguinte: Operário-PR, Brusque, Volta Redonda, Amazonas, Paysandu e Botafogo-PB.
Outros quatro clubes disputam as duas vagas restantes: São José-RS, São Bernardo, Náutico e Confiança. Os dois primeiros levam ligeira vantagem na tabela de classificação.
Os oito clubes mais bem posicionados ao fim da primeira fase serão divididos em dois grupos na etapa seguinte e jogarão entre si, dentro de sua chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo serão promovidos à Série B, sendo que os líderes das chaves garantirão vaga na final da competição.
Nesta reportagem, a Máquina do Esporte traz um raio-x comercial sobre as dez equipes que ainda podem sonhar com o acesso à Série B do ano que vem.
Confrontos mais decisivos
De todos os jogos que ocorrerão neste sábado (26), o que terá maior impacto na zona de classificação será Náutico x São Bernardo, que ocorrerá no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE). O clube pernambucano está em nono lugar na tabela, com 26 pontos, dois a menos que a equipe do ABC Paulista, oitava colocada com 28 pontos (mesma soma do São José-RS, que está em sétimo lugar).
Os outros jogos que podem ajudar a confirmar ou alterar a lista dos classificados para a próxima fase são Confiança x Paysandu e Pouso Alegre x São José-RS.
Vale lembrar que o Pouso Alegre, de Minas Gerais, é o último colocado na classificação geral, com 12 pontos conquistados, e já está rebaixado para a Série D do Brasileirão em 2024.
Distribuição geográfica
Em termos geográficos, a Série C do Brasileirão é uma competição mais democrática em relação à elite do futebol nacional. Quando analisamos os atuais oito times mais bem colocados da Série A (Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e Fortaleza), por exemplo, podemos notar que cinco deles são da Região Sudeste. Mais especificamente de dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo.
Na Série C, por outro lado, quatro regiões brasileiras contam com representantes entre os oito primeiros colocados: Sul, com Operário-PR, Brusque e São José-RS; Sudeste, com Volta Redonda e São Bernardo; Nordeste, com Botafogo-PB; e Norte, com Paysandu e Amazonas.
Seguindo a ordem dos times citados no parágrafo anterior, só aqui temos oito diferentes estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Pará e Amazonas. Isso sem contar mais dois que ainda sonham com a vaga (Náutico e Confiança), que são de outras duas unidades da federação (Pernambuco e Sergipe).
Apenas o Centro-Oeste não conta com times na zona de classificação. O único clube da região na Série C 2023 é a Aparecidense, sediada em Aparecida de Goiânia e que ocupa a 13ª posição na tabela, com 22 pontos.
Materiais esportivos
Apesar de contar com equipes que já estiveram na Série A e outras competições de renome (caso do Paysandu, que disputou a Copa Libertadores de 2003, tendo terminado em primeiro no seu grupo e dado trabalho ao Boca Juniors nas oitavas de final), a Série C do Brasileirão ainda não desperta interesse das grandes marcas de material esportivo.
Enquanto a Série A é dominada por grandes corporações internacionais, na terceira divisão predominam empresas brasileiras de expressão regional. O líder Operário-PR, por exemplo, utiliza uniformes da Karilu, empresa sediada em Londrina (PR) e que tem parcerias com clubes do interior paranaense, além de Linense e Água Santa, em São Paulo.
Entre os líderes da Série C, é comum encontrar clubes usando marcas próprias. O Amazonas, por exemplo, utiliza uniformes de sua linha Onça Pintada. Este também foi o caminho adotado pelo Paysandu, que veste Lobo.
A criação dessa linha própria, aliás, rendeu uma disputa entre o clube paraense e a Lupo, que, em 2017, ingressou com uma ação judicial contra o Paysandu, exigindo que o time deixasse de usar Lobo, por considerar que a marca seria sua propriedade. No fim das contas, a Justiça acabou por dar ganho de causa à equipe azul e branca.
O Náutico é outro que possui uma marca própria, a N6, que foi lançada em 2019. Os uniformes da linha do clube pernambucano foram fabricados pela Super Bolla até o ano passado, quando a produção passou para as mãos da Betel Sport Brasil.
Disputa pela criação da liga
Ainda que, nos dias atuais, os clubes da Série C possuam um apelo comercial menor em comparação aos times das divisões superiores do Brasileirão, eles não estão alheios à disputa entre os grupos que buscam a hegemonia na tentativa de criação de uma liga nacional de futebol.
Entre os dez primeiros colocados da competição, existem algumas equipes que hoje integram a Liga Forte Futebol (LFF). São elas: Operário-PR, Brusque e Náutico. Por outro lado, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e o Grupo União não possuem representantes nessa divisão.
A LFF possui um acordo com a Serengeti Asset Management e a Life Capital Partners, intermediado pela XP Investimentos, para a venda de 20% dos direitos comerciais de 23 clubes que integram o bloco pela quantia equivalente a R$ 2,3 bilhões.
Patrocinadores
Tal como pode ser observado nos materiais esportivos, os patrocínios da Série C são dominados por empresas regionais ou locais, cujas atuações são mais concentradas nos estados ou cidades onde os clubes estão sediados.
Na competição, também são muito comuns as parcerias com governos, autarquias ou mesmo companhias estatais ou de sociedade mista. O Botafogo-PB, por exemplo, tem acordo com a Prefeitura de João Pessoa e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba.
O Amazonas é patrocinado pelo governo de seu estado, ao passo que o Confiança tem parceria com a Prefeitura de Aracaju. Isso sem contar os apoios de Banrisul, Banese Card e Banpará a São José-RS, Confiança e Paysandu, respectivamente.
Por fim, não poderiam faltar também as parcerias com as casas de apostas, que estão presentes na maior parte dos clubes que ocupam a parte de cima da tabela da Série C.
Raio-x
Esta é a lista dos times que ainda estão vivos na luta pelo acesso ao Brasileirão da Série B 2024, incluindo sua pontuação até a 18ª rodada da primeira fase da Série C e também informações como localização geográfica, nome do estádio, fornecedor de material esportivo e a relação de seus principais patrocinadores:
1º Operário-PR – 33 pontos
Cidade: Ponta Grossa (PR)
Estádio: Germano Krüeger
Material esportivo: Karilu
Patrocinadores: GMA, Lojas MM, Sicredi, Fibraplac, Philco, Makita, Proadec, Keima, Alegra, Plano de Saúde São Camilo, Greeplac, Feijão Pontarollo, Princesa dos Campos, Formica, Razi Máquinas e Ferramentas, Gazin Colchões, Rede Massa, Verry, Häfele, Alternativa, Hafstel, Dafabet e Rometal
2º Brusque – 31 pontos
Cidade: Brusque (SC)
Estádio: Augusto Bauer
Material esportivo: Finta
Patrocinadores: MrJack.bet, Bompack, HJ Tinturaria, Archer, Boca Mafra, NB Fios, Embrast, Baterias ERBS, Sicoob MaxiCrédito e Buettner por Bouton
3º Volta Redonda – 30 pontos
Cidade: Volta Redonda (RJ)
Estádio: Raulino de Oliveira
Material esportivo: Pratic Sport
Patrocinadores: Universidade de Vassouras, Avanutri, Eco City Energia Solar, RoyalBets, Quick, Global Proteção Veicular e Grã Filé
4º Amazonas – 29 pontos
Cidade: Manaus (AM)
Estádios: Carlos Zamith e Arena da Amazônia
Material esportivo: Onça Pintada (marca própria)
Patrocinadores: Mercado Junior, Governo do Estado do Amazonas, Adrelino Barreto Incorporadora, Pelci, Guaraná Baré, Escola de Atendimento, Pop Vets, Manauara Laboratório, Dara Produções, Demanda, Cerato Transportes e Athletica Nutrition
5º Paysandu – 29 pontos
Cidade: Belém (PA)
Estádio: Curuzu
Material esportivo: Lobo (marca própria)
Patrocinadores: Banpará (máster), Betnacional (máster), Alubar, Unimed Belém, GAv Resorts, Sankhya, Gestão Onsaúde, Tijuca Cerpa, Arroz Zilmar, Oncológica do Brasil, Oh A Água, Print Solution, Amaral Costa Medicina Diagnóstica, Clínica de Cardiologia Integrada, Porto Dias Saúde, Dimagem, Trigolino, Mirella, Leinertex, Nopragas, Grupo Equatorial Energias e Sky
6º Botafogo-PB – 29 pontos
Cidade: João Pessoa (PB)
Estádio: Almeidão
Material esportivo: LWGA
Patrocinadores: TVBet.com, Brisanet, Bar do Cuscuz, Armazém Paraíba, Canaã Polpa de Fruta, Sicredi, C2 Drywall, Odonto Advanced, Prefeitura de João Pessoa, Hospital Nossa Senhora das Neves, Cagepa, Detran-PB e Vitrium Vidros
7º São José-RS – 28 pontos
Cidade: Porto Alegre (RS)
Estádio: Passo D’Areia
Material esportivo: Weefe
Patrocinadores: Banrisul
8º São Bernardo – 28 pontos
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)
Estádio: Primeiro de Maio
Material esportivo: Magnum Sports
Patrocinadores: Magnum Group e Amao Nutrition
9º Náutico – 26 pontos
Cidade: Recife (PE)
Estádio: Aflitos
Material esportivo: N6 (marca própria)
Patrocinadores: Betnacional, Drogafonte, Azeite Royal, Champion Watch, Um Telecom, Iquine, Ovos São Luis, Canaã Polpa de Fruta, Campos Gouveia Incorporação, Cartão de Todos, Tradição, Larco, Kestal, Félicité e Medical
10º Confiança – 25 pontos
Cidade: Aracaju (SE)
Estádio: Sabino Ribeiro
Material esportivo: Super Bolla
Patrocinadores: Casa das Tintas, Nutril, Pagbet, Mulvi Pay, Farmácia Rodrigues, RioMar Shopping, Universidade Tiradentes, Dr. Francis Vasconcelos, Casa do Marceneiro, Prefeitura de Aracaju, Negritus Soluções e Tecnologia, Odonto Centro, Blanc d’Or Lavanderia, Banese Card, Ass Refrigeração, Hitech e CR Representações