A temporada 2025 da Série C do Brasileirão teve início no último sábado (12). Ao todo, 20 clubes disputam uma das quatro vagas de acesso à segunda divisão do ano que vem.
Com oito representantes, o Nordeste é a região com o maior número de times na competição: ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta, Itabaiana, Náutico e Retrô.
A forte presença de clubes nordestinos tem despertado a atenção dos grandes grupos de mídia para o campeonato, que, neste ano, reforçou o modelo de transmissão multiplataforma.
O Sul conta com seis clubes na Série C (Brusque, Caxias, Figueirense, Londrina, Maringá e Ypiranga-RS), enquanto o Sudeste tem cinco (Guarani, Ituano, Ponte Preta, São Bernardo e Tombense) e o Centro-Oeste, apenas um, o Anápolis, de Goiás.
O Norte não terá representantes na competição nesta temporada por conta do acesso do Remo, conquistado no ano passado.
TV aberta
Com clubes espalhados em diferentes estados, a Série C do Brasileirão acaba por se converter em um filão importante para os grupos de mídia.
Os times do Nordeste e do Sudeste, em especial, serão os responsáveis pela presença do campeonato na TV aberta neste ano.
A Band firmou uma parceria com a Trinta Sports, produtora responsável pelas operações do canal Nosso Futebol e detentora dos direitos da Série C.
Conforme noticiou a Máquina do Esporte, o modelo adotado pela emissora será regionalizado para o interior paulista, o Amazonas e os estados nordestinos. O acordo prevê que o canal terá direito a até dois jogos por rodada.
As duas partidas serão nas ocasiões em que Guarani, Ituano e Ponte Preta, clubes da região de Campinas (SP), não enfrentarem times do Nordeste. Quando esse cruzamento ocorrer, será apenas um jogo na rodada.
TV por assinatura
A Série C também será transmitida na TV por assinatura pelo canal Nosso Futebol, tanto com sinal linear quanto no pay-per-view, pelo Nosso Futebol+.
Nesse caso, as duas plataformas do grupo trarão, juntas, todos os jogos a cada rodada. Nesta semana, serão dez partidas, incluindo a desta segunda-feira (14), entre Londrina e Ypiranga-RS, às 19h30 (horário de Brasília).
Streaming
O cardápio de jogos da Série C também estará disponível no streaming, que se tornou uma grande aposta das transmissões esportivas em tempos recentes.
O Nosso Futebol disponibilizará no YouTube, de maneira gratuita, os jogos que serão exibidos no canal linear por assinatura.
A Série C também será transmitida pelo DAZN, que trará quatro partidas por rodada.
A plataforma, vale lembrar, já vem exibindo a competição desde 2020. Atualmente, os direitos são obtidos por meio de uma parceria com o Nosso Futebol.