Sevilla projeta receita de até € 40 milhões por temporada com renovação de estádio

José María del Nido Carrasco, presidente do Sevilla, falou sobre o projeto do novo estádio no Sports Summit - Adalberto Leister Filho / Máquina do Esporte

O Sevilla remodelará seu estádio, o tradicional Ramón Sánchez Pizjuán, inaugurado em 1958, em busca de tornar o espaço multiuso e melhorar a arrecadação do clube. O projeto, que demandará um investimento entre € 300 milhões e € 350 milhões, prevê a ampliação da capacidade do estádio de 43.800 lugares para 55 mil torcedores.

“Dentro dos nossos pilares estratégicos, podemos dizer que o novo Ramón Sánchez Pizjuán é o projeto mais importante, que poderia gerar receitas entre € 26 milhões e € 40 milhões líquidos por temporada, permitindo a exploração do estádio 365 dias por ano, e não apenas em dias de jogos”, afirmou José María del Nido Carrasco, em entrevista à Máquina do Esporte.

O dirigente, que deu palestra sobre os projetos do clube durante o Sports Summit, em São Paulo (SP), acredita que esses números possam ser obtidos com o aumento de ofertas de serviço de hospitalidade, camarotes e assentos vip, além da possibilidade de ampliação de parcerias comerciais.

“Quando planejamos fazer um novo estádio, procuramos um consultor de primeiro nível, que realizou um estudo de modelo construtivo e econômico”, contou Carrasco.

“Levamos em conta diferentes negócios, como eventos de outros esportes, hotel, restaurante, bares. Há vários tipos de negócios que nos sugeriram, como celebrar congressos de todo tipo, eventos corporativos ou esportivos”, acrescentou.

A ampliação da arena ainda prevê 5.500 lugares de áreas vip, o que corresponde a 10% da nova capacidade do estádio, que será coberto, para maior conforto de todo o público.

“Em Sevilla faz muito calor, e isso vai permitir que não sofram tanto com isso, nem quando chove”, disse o dirigente.

Naming rights

Há outras iniciativas para monetizar o novo estádio e gerar visibilidade a novos parceiros comerciais, como a venda dos naming rights tanto da arena como de setores das arquibancadas.

“A empresa que nos fez um estudo consultivo nos disse que, se tivéssemos um estádio novo, seria muito mais fácil atrair as marcas, porque esse novo estádio seria mais apetitoso, atraente para as marcas”, analisou.

Para que a obra possa ser iniciada, o Sevilla já apresentou o projeto para a prefeitura da cidade para obter a permissão de remodelação urbanística. A ideia é iniciar as obras em julho de 2026 e ter o novo espaço pronto em meados de 2028.

Durante esse período, o Sevilla mandaria seus jogos no Estádio La Cartuja, arena municipal que é pouco utilizada na cidade.

“Vamos acertar com a prefeitura e o governo da Andaluzia para atuarmos ali durante duas temporadas, enquanto estiver sendo derrubado o antigo Ramón Sánchez Pizjuán para a construção do novo espaço”, revelou o presidente do Sevilla.

Sair da versão mobile