As enchentes provocadas por fortes temporais que abalam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já resultaram em 126 mortes confirmadas, além de 141 desaparecidos e 339.928 desalojados. Os dados são do último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (10).
Atualmente, 71.409 pessoas estão refugiadas em abrigos públicos, enquanto mais de 400 municípios gaúchos convivem com um cenário de caos e destruição, que tem despertado forte comoção ao redor do país. Esporte mais popular do Brasil, o futebol aderiu com força à corrente solidária, iniciada na última semana, conforme já relatou a Máquina do Esporte, com campanhas de arrecadação de recursos em dinheiro e também de roupas, agasalhos, água potável e alimentos.
As iniciativas solidárias seguem intensas. O Corinthians fez uma parceria com a cantora Ana Castela, fenômeno da música sertaneja, com 14,5 milhões de seguidores no Instagram (3,3 milhões a mais que o próprio clube, que tem a segunda maior torcida do Brasil), para divulgar uma ação de arrecadação de produtos de higiene, que tem pontos de coleta instalados no Parque São Jorge e na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Patrocinadora máster de São Paulo e Fluminense, a empresa de apostas esportivas Superbet promoverá ações solidárias no clássico entre os dois clubes, válido pela Série A do Brasileirão e que será realizado na próxima segunda-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no Morumbis.
A plataforma cederá as placas de publicidade de led à beira do gramado, que geralmente são utilizadas para anunciar a marca, para divulgar entidades que arrecadam doações para o Rio Grande do Sul. O objetivo da iniciativa será expandir o pedido de ajuda em todos os espaços possíveis. A Superbet comunicou que, além disso, doará a quantia de R$ 100 mil para a ONG “Ação da Cidadania”.
Outra ação será realizada pelo São Paulo. Os jogadores do clube paulista entrarão em campo com a “marca” SuperAjuda e QR Codes do Pix da campanha SOS Rio Grande do Sul dispostos na parte frontal inferior do uniforme.
“A Superbet não é só sobre esportes. Estamos atentos sempre ao que acontece no país e não podíamos ignorar a trágica situação no Rio Grande do Sul. Não pouparemos esforços para ajudar como pudermos”, afirmou Alexandre Fonseca, CEO da Superbet Brasil.
A Federação Paulista de Futebol (FPF), por sua vez, resolveu mobilizar os 17 clubes paulistas que atuam pelas Séries A, B, C e D do Brasileirão: Água Santa, Botafogo-SP, Corinthians, Ferroviária, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santo André, Santos, São Bernardo, São José e São Paulo.
Todos eles irão a campo usando o patch #JuntosPeloRS nas camisas, que serão leiloadas posteriormente, com todos os recursos sendo destinados ao Rio Grande do Sul.
“A força do futebol paulista é a união dos clubes, e nós vimos essa união nos momentos bons que passamos e nas situações difíceis. Agora, cuidar das pessoas que estão sofrendo com as chuvas no Rio Grande do Sul é urgente e prioritário, e o futebol paulista tem o dever de colaborar. Por isso, a FPF e todos os clubes envolvidos nas Séries A, B, C e D do Brasileiro se engajaram nessa força-tarefa”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
Neste sábado (11), no duelo contra o Avaí, válido pela Série B do Brasileirão, o Coritiba (que, desde a semana passada, já aderiu à mobilização) levará na camisa uma mensagem em apoio ao Rio Grande do Sul.
Incentivado pelos patrocinadores Reals, Neodent, Ligga e Vale Bonus, que cederam os espaços no uniforme, os jogadores irão a campo com uma frase que faz referência ao hino gaúcho (“Povo forte, aguerrido e bravo”), na parte frontal da camisa.
Nas costas, será colocada a mensagem “SOS RS”, além do QR Code da campanha mobilizada pelo governo do Rio Grande do Sul.
O rival Athletico-PR instalou um drive-thru solidário na Ligga Arena, em Curitiba (PR), que já arrecadou mais de 6 mil litros de água e uma tonelada de alimentos, além de peças de roupas, rações, itens de higiene e produtos de limpeza. A campanha prosseguirá até domingo (12), das 9h às 19h.
O Santos realizou uma campanha solidária em parceria com sua patrocinadora Canção, que arrecadou 20 toneladas de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O clube também aproveitou para divulgar nas redes o número do Pix para doações em dinheiro.
O Bahia, por sua vez, utilizou as redes sociais para divulgar o número do Pix para doações em dinheiro à campanha promovida pelo Instituto Unimed Rio Grande do Sul.
Por fim, o Fortaleza conclamou sua torcida a doar alimentos para serem encaminhados às vítimas das enchentes. A arrecadação ocorrerá na partida diante do Botafogo, válida pela Série A do Brasileirão, que será realizada no próximo domingo (12), às 16h, na Arena Castelão.