A Sports Hub criou uma verdadeira parede de led ao lado do gramado para dar maior visibilidade aos anunciantes durante os jogos do Palmeiras em casa pelo Brasileirão. Dona do contrato de exploração de placas do Alviverde, a empresa criou o led duplo, com o dobro do tamanho do que normalmente é utilizado nos estádios.
“Nunca ninguém tinha tentado fazer isso no Brasil. Desde o final do ano passado estamos testando. No Allianz Parque não conseguíamos fazer porque atrapalhava a visibilidade do público sentado na primeira fileira do estádio’, conta Sérgio Gomes, sócio-diretor da Sports Hub, em entrevista à Máquina do Esporte.
Houve a necessidade de realização de vários testes que garantisse que o torcedor que estivesse mais próximo ao gramado conseguisse enxergar a linha lateral do campo, tendo plena visão do desenrolar do jogo.
Só após essa aprovação, com vistoria do Corpo de Bombeiros e do departamento de engenharia do Allianz Parque e da Arena Barueri, locais em que o Palmeiras costuma mandar seus jogos, é que a ideia foi finalmente implementada.
“O led simples possui 98 centímetros de altura, não chega a um metro. O led duplo consiste em uma placa em cima da outra, totalizando 1,96 m. É necessária uma outra configuração de animação [para exibir os anúncios], que passamos para nossos clientes”, conta Gomes.
Parede
A ideia já vem dando resultado para os anunciantes da agência. Segundo medição do Ibope Repucom, o retorno para as empresas é 45% maior em relação ao Brasileirão 2023, quando o estádio palmeirense utilizava o led simples usual.
“Temos o depoimento de alguns patrocinadores, que estão presentes em outros jogos do Brasileirão, que dizem que o retorno nos jogos do Palmeiras é maior. Quando você olha o bandeirinha andando em campo, fica minúsculo perto do led”
Sérgio Gomes, sócio-diretor da Sports Hub
De fato, com tamanho próximo a 2 metros, cria-se o efeito parede, deixando os jogadores na lateral mais baixo do que as placas publicitárias. A estratégia de uso do led duplo acontece apenas na parte lateral do ângulo da TV, amplificando a visibilidade das marcas principalmente nas transmissões do Grupo Globo.
Nas demais áreas (atrás dos gols e do outro lado do campo) a configuração permanece com o led simples. A diferença é mais perceptível próximo à bandeirinha de escanteio, na qual há a transição do led duplo para o simples.
Há outras maneiras de configurar um led duplo para as transmissões da TV. A que é mais utilizada ainda hoje é a colocação de um led atrás do outro, de maneira que o ângulo da TV dê a percepção de que uma placa está em cima da outra.
Existem duas desvantagens no uso do led duplo dessa maneira: apenas em um ângulo da TV é possível fazer a junção das marcas. Em replays e outros ângulos, as empresas perdem a visibilidade de marca. Por outro lado, também o público que está no estádio não irá enxergar perfeitamente os nomes das empresas.
“No Paulistão, o led duplo não era contínuo. Aí, a transmissão da TV fazia foco no led dele e dava a impressão de um led só. O torcedor que estava no estádio não via o patrocinador”, conta Gomes.
“Nossas placas de led ficam uma em cima da outra, proporcionando a mesma visão para TV e torcida. No nosso caso, qualquer ângulo da câmera pega”, compara.
Novidades
O executivo irá testar mais novidades para ampliar a visibilidade de patrocinadores e aproveitar os espaços ao redor do campo para vender mais propriedades.
Uma das ideias é oferecer placas com o formato do logo da empresa patrocinadora, não necessitando que a placa seja retangular, como um led simples. Assim, uma empresa que tenha o logo no formato de uma estrela, poderá programar sua exposição de marca nesse formato na parte de trás do campo.
“Essas placas são feitas na China. Já desenvolvemos a ideia, pagamos só falta chegar ao Brasil. Nós criamos e oferecemos ao mercado. Já está comercializado. Dependemos agora só da fabricação deles. Deve demorar entre 30 e 40 dias”, conta Gomes.
Outra ideia é a exposição de produtos na área do Alianz Parque atrás do gol, onde normalmente é montado os palcos para shows. Lá há espaço para expor um produto de tamanho maior, como um carro. Para outras empresas, há a opção de fazer uma réplica do produto em tamanho gigante para garantir o mesmo tipo de exposição.
Acordos
A Sports Hub já conta com acordos comerciais com 27 empresas para o Brasileirão 2024. Dessas, apenas cinco são marcas de apostas. Em outros estádios, chega-se ao exagero de haver até 11 empresas do ramo anunciando, o que garante pouca percepção de marca para cada uma delas.
“Sabemos que, no momento, as empresas de betting estão fazendo grandes investimentos e elevaram os preços para os anúncios. Mas não vamos fazer 90% das nossas vendas para esse segmento”, conta o executivo.
Pelo contrato, a Sports Hub também garante visibilidade para os produtos relacionados ao Palmeiras, como Palmeiras Store (loja oficial), Avanti (programa de sócio-torcedor) e Palmeiras Pay (bando digital); além de patrocinadores do clube, casos de Crefisa e FAM.
Nenhuma empresa entra no portfólio da Sports Hub sem a aprovação do clube. Uma das razões é para evitar duplicidade de empresas (quando uma exposição no led pode ser de concorrente a patrocinadores do time) e até quando o anunciante não condiz com os valores do clube.
“Tem uma marca de um site de relacionamentos que está anunciando em alguns clubes, que nos procurou. Fizeram uma oferta grande. Nós vetamos, mas consultamos o Palmeiras, que também vetou”, afirma o executivo, sem citar nominalmente a Fatal Model, site de acompanhantes que vem sendo um dos grandes anunciantes no mundo da bola.