A expectativa da contratação do atacante uruguaio Luis Suárez, de 35 anos, tem movimentado os negócios no Grêmio. Mesmo sem ter uma definição sobre a chegada do jogador da seleção do Uruguai, o clube começa a colher os frutos dessa negociação.
Na loja virtual do Grêmio, já não é possível personalizar com o número 9 o modelo da camisa do clube na cor azul celeste, produzida neste ano para homenagear a seleção do Uruguai. A alta procura dos torcedores fez com que o modelo personalizado com esse número se esgotasse.
Por conta disso, a Umbro, fornecedora do material esportivo, já se mostrou interessada em ajudar na contratação do atleta, segundo informações do “Zero Hora”. O custo estimado para o salário de Suárez, segundo o ZH, é de R$ 1,4 milhão mensais.
O diário afirma, também, que duas outras empresas devem entrar no negócio. Uma casa de apostas deve ser anunciada em breve como patrocinadora do Grêmio, além de uma empresa do setor de alimentos. Isso deve fazer com que os salários de Suárez sejam bancados com facilidade.
A chegada do jogador, que teve uma apagada passagem pelo Nacional, do Uruguai, na última temporada, deve movimentar também o começo de ano gremista. A expectativa da diretoria do clube é anunciar a contratação de Suárez com uma festa no dia 3 de janeiro, na Arena do Grêmio.
O fator Suárez
Uma contratação bem-sucedida pode gerar novos negócios e permitir a exploração de ações de marketing com o torcedor gremista. Os dirigentes do Tricolor gaúcho, que assumiram o cargo no mês de novembro, esperam resgatar o orgulho do torcedor depois do retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.
Além disso, o sucesso na empreitada aliviaria um pouco a situação financeira do Grêmio. No dia 30 de novembro, em reunião para apresentar o orçamento de 2023, as demonstrações financeiras do clube apontavam para um déficit acumulado de R$ 45 milhões no terceiro trimestre do ano.
Para 2023, a projeção é de uma receita bruta de R$ 388 milhões e um lucro de R$ 282 mil. Portanto, a expectativa da diretoria é de que a contratação de Suárez possa ajudar a inflar esses números. O risco é de, sem fechar os patrocínios esperados, a operação fracassar.