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Superbet programa ativações com embaixadores e usará CT do São Paulo em ações

Casa de apostas, que renovou com o Tricolor até 2030, terá naming rights do Centro de Treinamento do clube

Ferreirinha, do São Paulo, tenta passar pela marcação do Cruzeiro, em jogo do Brasileirão - Rubens Chiri e Paulo Pinto / São Paulo

Ferreirinha, do São Paulo, tenta passar pela marcação do Cruzeiro, em jogo válido pelo Brasileirão - Rubens Chiri e Paulo Pinto / São Paulo

Após a renovação do contrato de patrocínio máster com o São Paulo até 2030, ano do centenário do clube, a Superbet já prepara as ativações que fará ao longo da temporada. O novo acordo trouxe mais propriedades à casa de apostas, que chegou ao time paulista em 2024.

A partir de agora, o Centro de Treinamento do Tricolor, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo) será renomeado como SuperCT, por conta dos naming rights adquiridos pela empresa. Por enquanto, porém, a Superbet não tem previsão de data para o envelopamento do local com seu logotipo e suas cores.

“Um ponto interessante do SuperCT é que ele também poderá ser utilizado no nosso calendário de ativações. Sempre focando em trazer o torcedor para o centro”, contou Patrícia Prates, diretora de marketing da Superbet, em entrevista à Máquina do Esporte.

Entre as ações planejadas está a possibilidade de promover encontros de clientes torcedores com ídolos do São Paulo. A casa de apostas conta com dois deles, o ex-jogador Cafu e o meia Oscar, do atual elenco, no time de embaixadores da marca.

Outro ativo adquirido no último contrato foi a utilização do avião que transporta o elenco para a realização de ativações, principalmente no meio digital.

“O avião estamos apelidando carinhosamente de Superjet. Ele não será adesivado por fora, mas podemos utilizar nossa marca do lado de dentro como mais uma propriedade”, destacou Patrícia.

Valores

Pelo novo contrato com a Superbet, segundo a Máquina do Esporte apurou, o São Paulo ganhou um aumento de 50% em relação ao que era pago no ano passado, quando estreou a parceria. Assim, o São Paulo ganhará R$ 78 milhões em 2025. Há previsão de reajustes anuais, justamente para que o acordo fechado por um período tão longo não se torne defasado com o tempo.

E, embora membros da diretoria tenham dito que o contrato com a plataforma de apostas prevê o pagamento de até R$ 1 bilhão nesses seis anos, esse montante se refere a bônus por performance. No caso do Tricolor, exclusivamente a desempenho esportivo, não com conquista de clientes.

Para atingir o almejado R$ 1 bilhão, o São Paulo precisaria fazer campanhas espetaculares nas próximas temporadas, com títulos de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Garantido, o clube conta com cerca de R$ 680 milhões ao longo de seis anos.

Pesquisa

A diretora de marketing da Superbet avaliou que a relação com o São Paulo trouxe, além de visibilidade de marca para a empresa, a conquista de novos clientes entre são-paulinos. Os números são mantidos em segredo pela empresa.

No entanto, uma pesquisa do Instituto Ilumeo, feita de forma on-line com 762 torcedores, mostrou que a Superbet é uma das marcas mais associadas ao clube em um comparativo com respostas das torcidas de Flamengo, Corinthians e Palmeiras.

“A pesquisa mostrou a correlação entre marcas patrocinadoras e os clubes. Quando se fala em São Paulo, a Superbet é a primeira marca mencionada pelo torcedor, mais do que a Bis”, ressaltou Patrícia.

A enquete mostrou que o torcedor tem dificuldade em associar o detentor dos naming rights do Estádio do Morumbis como patrocinador do clube. A marca de chocolate da Mondelez nem foi citada entre as nove mais lembradas. Por sua vez, Adidas e Sportsbet.io, que já deixaram o Tricolor, foram citadas por 7% dos são-paulinos.

Entre as plataformas de apostas esportivas, a Superbet está na lembrança dos tricolores como patrocinadora do clube para 59% dos torcedores. No comparativo com outros times, fica atrás apenas da Sportingbet entre os palmeirenses (61%). A empresa entrou neste ano como patrocinadora máster do Verdão.

Na associação com o clube de coração, a Superbet fica à frente da Pixbet entre os flamenguistas (52%) e do Esportes da Sorte com os corintianos (33%).

Superbet resgatou logotipo usado no Cariocão de 1995 em estreia de Renato Gaúcho - Lucas Merçon/ Fluminense
Superbet resgatou logotipo usado no Cariocão de 1995 na estreia de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense – Lucas Merçon / Fluminense

Fluminense

Após a renovação com o São Paulo, a próxima negociação da Superbet tem sido com o Fluminense, clube com o qual tem contrato até 2026. Segundo Alexandre Fonseca, CEO da empresa, há conversas avançadas para estender esse vínculo até o final de 2028.

A empresa já promoveu uma ação com o técnico Renato Gaúcho, que assumiu o Tricolor Carioca no início do mês. A volta do treinador ao clube coincide com o aniversário de 30 anos do gol de barriga marcado pelo ex-jogador, que decretou a vitória por 3 a 2 no Fla-Flu que decidiu o Campeonato Carioca de 1995.

Naquela partida, o Fluminense jogou com o logotipo “Ame o Rio” na camisa. Por isso, na reestreia do treinador, o Tricolor Carioca resgatou aquela marca e a colocou na parte superior das costas do uniforme. A estratégia deu sorte: o time venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

“Colocamos um S de Superbet no coraçãozinho do ‘Ame o Rio’. Isso gerou conversa em rede social, PR [relações públicas, na sigla em inglês] positiva. Muita gente está usando a camisa, que já está à venda”, relatou Patrícia.

“Esse é o tipo de ação que gostamos de fazer para nos conectarmos com o torcedor e gerar conteúdo”, completou.