Nesta quinta-feira (17), foi lançada a The Women’s Cup Brasil 2025, competição internacional de futebol feminino que será disputada em julho, na Arena Barueri, em Barueri (SP), entre Palmeiras, São Paulo, Pachuca, do México, e Racing Louisville, dos Estados Unidos. O evento, que aconteceu na sala de troféus do Allianz Parque, também apresentou a ex-jogadora Formiga como embaixadora do torneio.
“Estou extremamente orgulhosa e honrada em ser nomeada como embaixadora deste torneio de nível mundial, que agora chega ao Brasil pela primeira vez. O futebol feminino precisa de iniciativas como a The Women’s Cup para continuar evoluindo e alcançando novos patamares. Não tenho dúvida de que as partidas de grande qualidade que veremos serão extremamente importantes para clubes, jogadoras e torcedores”, comentou Formiga.
A The Women’s Cup, criada em 2021, inicialmente para ser disputada nos Estados Unidos, expandiu as suas fronteiras por meio da sua Global Series. No ano passado, foram realizadas duas edições nos Estados Unidos, em Kansas City e em Louisville, e uma outra em Cáli, na Colômbia. Já em 2023, a competição foi disputada uma única vez, em Madri, na Espanha.
Em 2025, o evento será realizado pelo segundo ano seguido na América do Sul. Isso não é mera coincidência e tem relação com a visão dos organizadores do torneio sobre o desenvolvimento de novos mercados para o futebol feminino.
“Entendemos que o Brasil é o próximo grande mercado a nível mundial do futebol feminino. O país receberá a próxima Copa do Mundo, em 2027, e os Mundiais geralmente costumam ser pontos de inflexão para o crescimento das modalidades. Nós entendemos que a América do Sul será o próximo grande mercado do futebol feminino, em termos de crescimento, com o Brasil sendo o principal deles”, disse John Paul Reynal, presidente e CEO da The Women’s Cup, à Máquina do Esporte.
Transmissões e patrocínios
A The Women’s Cup conta com diversos parceiros de mídia ao redor do mundo, como CBS e Paramount+, nos Estados Unidos, e DAZN, na Europa, entre outros. A edição de 2025 no Brasil será exibida para 150 países, e, segundo a apuração da Máquina do Esporte, o evento negocia os seus direitos para o mercado brasileiro com Globo e Band para a TV aberta.
Outra novidade é um acordo entre o Canal Goat, o portal Fut das Minas e a The Women’s Cup para a definição de estratégias e produção de conteúdo para os canais digitais da competição. Para isso, o Goat criou um novo braço de negócios para produzir conteúdo digital para terceiros e deve anunciar novas parcerias em breve.
Já a estratégia de patrocínios da The Women’s Cup para a edição deste ano no Brasil envolve trazer seus parceiros globais para o evento, mas também fechar acordos comerciais para a competição com marcas locais. Além disso, a organização também deve promover ativações digitais e presenciais para engajar o público do torneio em parceria com seus patrocinadores.
“Temos alguns patrocinadores globais e também sempre fechamos com empresas locais. Agora, vamos trabalhar nos próximos meses para conseguir acordos relevantes com marcas brasileiras para o evento”, comentou John Paul Reynal.