A plataforma de compartilhamento de vídeos curtos TikTok fechou um acordo com a UEFA e será patrocinadora da Euro Feminina 2022. O contrato é o segundo assinado entre a empresa chinesa e a entidade europeia, já que a rede social também foi patrocinadora oficial da Euro 2020, que foi realizada em 2021 por conta da pandemia e vencida pela Itália.
Pelo acordo, o TikTok fará uma série de ativações dedicadas na plataforma para permitir que os usuários personalizem suas próprias postagens, com a UEFA também fornecendo ao seu novo parceiro acesso a uma extensa biblioteca de ativos para desenvolver conteúdo. Além disso, o contrato ainda garante distribuição de ingressos, hospitalidade, oportunidades de branding e outras ativações com fãs.
Por fim, a UEFA divulgou que lançará uma conta oficial da Euro Feminina 2022 no TikTok pouco antes do início do torneio, que será disputado entre 6 e 31 de julho, na Inglaterra.
“Com a comunidade de futebol do TikTok crescendo cada vez mais com equipes, fãs, criadores e associações, estamos ansiosos para apresentar o primeiro evento esportivo deste verão com algumas das maiores jogadoras de futebol feminino do mundo por meio de conteúdo exclusivo, criativo e envolvente”, afirmou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da UEFA.
“Desde nossa parceria com a UEFA para a Euro 2020, vimos o TikTok se tornar o lar dos fãs de futebol, com criadores, jogadores e nações se unindo para compartilhar sua paixão pelo belo jogo, de uma maneira exclusiva no TikTok. Estamos muito satisfeitos em continuar essa parceria como a plataforma oficial de entretenimento da Euro Feminina 2022 e aproveitaremos nossos esforços conjuntos para promover a igualdade e a inclusão no futebol por meio da campanha #SwipeOutHate, do TikTok, e #EqualGame, da UEFA”, disse Rich Waterworth, gerente geral do TikTok na Europa.
O acordo para a Euro 2022 é a segunda incursão recente da empresa de mídia social no esporte feminino, depois de se tornar dona dos naming rights do Six Nations Feminino de rúgbi. De acordo com o TikTok, a hashtag #womeninsports já gerou quase 1 bilhão de visualizações.