Em meados de maio, a plataforma de compartilhamento de vídeos curtos TikTok anunciou a ampliação de um acordo com a Uefa. Após patrocinar a Euro Masculina 2020, que foi disputada em 2021 por conta da pandemia, a mídia social chinesa fechou também para a Euro Feminina 2022.
Agora, com o início do torneio nesta quarta-feira (6), o TikTok revelou a estratégia para ativar o aporte, que inclui parcerias com atletas e criadores de conteúdo, bem como iniciativas comunitárias, tudo com foco na segurança on-line.
Durante todo o evento, a plataforma oferecerá aos usuários uma variedade de efeitos especiais para usar em seus vídeos, além de hospedar eventos ao vivo e promover desafios de hashtag inspirados na Europa.
Além disso, foi criado um perfil, o @womensfootball, mostrando os destaques das principais partidas, assim como pacotes de vídeo com destaques culturais da Inglaterra, o país anfitrião. Uma parceria com a plataforma Copa90 também fornecerá guias locais para cada uma das cidades-sede, oferecendo aos torcedores uma ideia do que esperar ao ir a um jogo.
A aposta do TikTok também está na parceria com jogadores, especialistas e criadores de conteúdo, entre eles Alex Scott, ex-zagueiro da seleção inglesa e atual apresentador da BBC, as jogadoras Mary Earps e Beth Mead (Inglaterra) e Alisha Lehmann (Suíça), que estão disputando o torneio, além da campeã mundial de futebol freestyle Liv Cooke. A BBC Sport também oferecerá conteúdo de sua cobertura para os usuários visualizarem na plataforma de compartilhamento de vídeos.
Por fim, ao longo da Euro 2022, os usuários do TikTok verão mensagens incentivando conversas positivas e terão acesso a ferramentas para denunciar conteúdo ou restringir quem pode ver suas postagens. Qualquer pessoa que postar comentários potencialmente inapropriados ou indelicados será solicitada a reconsiderar antes de postar.
“A Uefa quer combater o abuso on-line inspirando, ativando e acelerando ações concretas no futebol europeu. Estamos empolgados em lançar um programa de respeito dedicado na Euro Feminina, com o objetivo de conscientizar, fornecer educação e monitorar e denunciar abusos on-line em todas as futuras finais de competições da Uefa. Nesse contexto, temos o prazer de trabalhar e aprimorar os esforços do TikTok para implementar ações concretas para impedir o abuso on-line”, afirmou Michele Uva, diretora de futebol e responsabilidade social da Uefa.