Time da terceira divisão do Cariocão ganha visibilidade durante amistoso da seleção brasileira

O Serrano, de Petrópolis (RJ), clube da Série B1 do Cariocão (equivalente à terceira divisão) ganhou uma visibilidade curiosa durante o amistoso da seleção brasileira contra a Coreia do Sul nesta quinta-feira (2).

O clube programou uma ação de marketing nas placas de led ao redor do campo durante o jogo, que terminou com uma goleada de 5 a 1 do Brasil, com os dizeres “Formando os futuros craques brasileiros” e sua tradução para o inglês. A ação teve como objetivo divulgar o projeto de desenvolvimento de talentos da base do clube da região serrana do Rio de Janeiro. Desde 2020, o time tem o futebol gerido pela Interfut, empresa do Grupo Klefer, que bancou a iniciativa.

A ação teve grande repercussão internacional. Até porque pouca gente fora do Brasil sabia do que se tratava. O assunto repercutiu nas redes sociais e foi bastante comentado por torcedores tanto no Instagram como no Twitter.

Trabalho de base

O Leão da Serra, como é conhecido o Serrano, conta com dez categorias de base, do Sub-9 ao Sub-20, seguindo, segundo o clube, uma “metodologia de trabalho que forma os atletas nos quatro principais aspectos do futebol: técnico, tático, físico e mental”.

A parceira no desenvolvimento da identidade e metodologia de jogo é a empresa espanhola MBP School, que também trabalha com o Atlético-MG, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil. A área de fisiologia é dirigida pela The Soccer Lab, que conta com Roberto Simão, ex-Vasco.

As categorias de base do Serrano contam com a estrutura de um Centro de Treinamento na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro) e estádio próprio em Petrópolis, o Atílio Marotti. Hoje, o clube tem mais de 20 jogadores com passagem nas categorias de base posicionados em clubes como Vasco, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Athletico-PR, Palmeiras, Red Bull Bragantino e Internacional, além de alguns fora do país.

Sair da versão mobile