Pular para o conteúdo

Times da Arábia Saudita ganham seguidores no Twitter, mas ainda não engajam 

Contratação de astros como Cristiano Ronaldo e Karim Benzema fez Saudi Pro League atrair 1,5 milhão de novos adeptos no primeiro semestre de 2023

Times da Arábia Saudita ganham seguidores no Twitter, mas ainda não engajam

Conta em inglês do Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, foi líder em interações no Twitter - Reprodução / Twitter (@AlNassrFC_EN)

As equipes da Saudi Pro League (SPL) registraram um aumento de 1,5 milhão de novos seguidores no Twitter durante o primeiro semestre de 2023, de acordo com um relatório da Samba Digital. O investimento na contratação de astros do esporte contribuiu para esse crescimento na rede de Elon Musk.

Durante o período de 1º de janeiro a 2 de julho, a Saudi Pro League superou em número de seguidores a Serie A italiana, a Série A brasileira, a Ligue 1 francesa e a primeira divisão mexicana.

O bonde foi puxado pela conta em inglês do Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, que se tornou líder mundial em engajamento no Twitter com uma taxa de 11,4%. Nesse período, o clube contabilizou 20,18 milhões de interações na rede, à frente de times como Corinthians, River Plate, Fluminense, Newcastle, Roma e Sevilla.

Outros clubes sauditas também obtiveram bons resultados nas redes sociais, como o Al-Ittihad, de Karim Benzema, que ficou em sétimo lugar no ranking de engajamento no primeiro semestre de 2023. O Al-Hilal (time de maior torcida do país e que está tentando a contratação do craque francês Kylian Mbappé), por sua vez, ocupou somente a 16ª posição no ranking de interações, somando um total de 11,35 milhões nesse período.

Engajamento

Apesar do crescimento expressivo no número de seguidores, os clubes sauditas enfrentam o desafio de aumentar as interações com o público. Para o especialista e gerente de relações públicas da Samba Digital, Bernardo Besouchet, conquistar seguidores é apenas o primeiro passo de uma longa estrada.

“A exposição que os atletas trarão para a liga causará um crescimento de seguidores de forma orgânica. Mas este é apenas o começo do trabalho. Agora, com esses jogadores renomados em campo, os clubes da SPL terão a missão de produzir conteúdos capazes não só de reter, mas também de inspirar e causar interação”, comentou Besouchet.