Times da Itália cancelam plano de torneio amistoso durante a Copa do Mundo

Os clubes italianos desistiram do plano de organizar um torneio amistoso nos Estados Unidos durante o período da Copa do Mundo do Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. A competição utilizaria atletas que não tivessem sido convocados para o Mundial da FIFA.

Durante o período da Copa, as competições europeias serão paralisadas por cinco semanas. Em fevereiro, os times da Serie A revelaram o plano de organizar o torneio em Orlando, que envolveria os 20 times da elite italiana. A competição começaria uma semana após o início da Copa do Mundo e teria fase de grupos e mata-matas a partir das quartas de final.

O fato de a Itália não ter se classificado para o Mundial ajudaria a ter mais jogadores no evento, que era visto como uma forma de manter as equipes em atividade durante o recesso da Copa, que acontecerá no meio da temporada na Europa. Acreditava-se que apenas as principais equipes, como Juventus, Internazionale, Milan e Napoli, estariam com muitos desfalques por causa do evento no Catar.

O empecilho para a iniciativa, porém, foi a baixa receptividade do mercado. As plataformas de exibição e emissoras de TV, incluindo as dos Estados Unidos, estarão voltadas para a cobertura da Copa, independentemente do fato de serem detentoras dos direitos ou não. Sem despertar interesse de patrocinadores e com a ausência de ofertas para a venda dos direitos de transmissão, a iniciativa acabou sendo descartada pelos clubes italianos.