Torcida critica Corinthians após anúncio de Cuca como novo treinador

Corinthians anunciou a contratação do técnico Cuca nesta quinta-feira (20) - Divulgação

O anúncio da contratação do técnico Cuca para o lugar de Fernando Lázaro gerou muitas críticas ao Corinthians nas redes sociais. Torcedores repudiaram a confirmação do treinador para comandar a equipe lembrando que Cuca foi condenado por estupro de vulnerável na Suíça.

“Eu nunca senti tanta vergonha como hoje. Parabéns, Duílio, por jogar nossa história na lama e desrespeitar a maioria da sua torcida”, escreveu a torcedora Mila Alves, em resposta ao anúncio feito pelo Corinthians no Instagram.

Várias torcedoras lembraram da campanha Respeita as Minas, que lembrou que a maioria da torcida do Corinthians (53%) é formada por mulheres, segundo pesquisa do Ibope Repucom. A ação também destacou maneiras de denunciar a violência contra a mulher.

A torcida Pavilhão 9 foi uma das que se manifestaram contra Cuca. “Um clube com a história do Corinthians não pode aceitar uma contratação dessa, é rasgar toda nossa luta. Direção, por acaso vocês já se esqueceram do escândalo de Berna?”, questionou a organizada em sua conta no Instagram.

Torcedores famosos também se pronunciaram sobre o tema. “Triste”, resumiu a atriz Alessandra Negrini no Instagram, em resposta ao post do Corinthians anunciando Cuca como novo treinador do time.

Condenação

Junto de outros três jogadores então no Grêmio (o goleiro Eduardo, o zagueiro Henrique e o atacante Fernando), Cuca foi acusado de estuprar uma menina de 13 anos em Berna, na Suíça, durante uma excursão do clube gaúcho em 1987. Os quatro atletas ficaram quase um mês detidos no país até serem liberados.

Dois anos depois, Cuca, Eduardo e Henrique foram condenados a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência. Fernando foi condenado por envolvimento na violência, mas absolvido da acusação de atentado violento ao pudor. Como não há tratado de extradição do Brasil com a Suíça, os atletas nunca foram para a prisão.

Boicote

O Movimento Toda Poderosa Corinthiana pregou um boicote à Nike, fornecedora de material esportivo do Corinthians.

“Se é marketing para venda, saiba que não mais consumiremos artigos de uma campanha falida, mentirosa e hipócrita”, afirmou o grupo de torcedoras, citando em seguida o perfil da empresa de material esportivo.

“O mundo do futebol está condenando estupradores, e justamente o Corinthians, por causa de uma gestão INCOMPETENTE, segue na contramão da vanguarda progressista”, acrescentou.

Outro lado

O Corinthians não se pronunciou sobre as críticas de seus torcedores à contratação do técnico Cuca. Já a Nike, procurada, não se manifestou até a publicação desta reportagem. Esse texto será atualizado caso alguma das partes se pronuncie.

Sair da versão mobile