A TV aberta ainda é a maneira preferida do torcedor brasileiro para acompanhar esporte, seja para assistir aos jogos de seu clube preferido ou simplesmente se informar a respeito das competições. Segundo o Relatório Convocados 2023, feito em parceria com a Outfield e a Galapagos, 65% dos torcedores ainda preferem o velho meio de comunicação para estar por dentro das novidades do esporte como um todo.
As redes sociais, que experimentaram uma grande expansão nos últimos anos, foram citadas por 63% do público (os torcedores puderam citar mais de um tipo de mídia). Os portais on-line são utilizados por 56% dos brasileiros. Logo atrás vieram TV fechada (45%), plataformas de streaming (31%), rádio (22%), podcast (19%), jornal (8%), revista (5%) e nenhum (3%).
Globo
Entre os canais de TV, a Globo ainda mostra uma força muito superior às concorrentes. Segundo o levantamento, 63% da torcida costumava acompanhar jogos e programas esportivos da emissora em 2022. A segunda posição também foi ocupada por um veículo do Grupo Globo. O Sportv teve a preferência de 32%.
A Band, que possui larga tradição em transmitir esporte, veio logo a seguir, com 31%. A surpresa foi o SBT, quarto colocado, com 24%. Recentemente, o canal de Silvio Santos voltou a investir em esporte, tendo transmitido as três últimas edições da Copa Libertadores, em contrato encerrado no ano passado. Atualmente, detém os direitos de competições importantes, como Champions League e Copa Sul-Americana.
A ESPN foi citada por 19% dos entrevistados, ficando à frente de Record TV (13%), Premiere (11%), Fox Sports, canal que será descontinuado pelo Grupo Disney (8%), BandSports (5%) e Combate (2%).
Amazon Prime Video
Entre os serviços de streaming, o Amazon Prime Video foi o preferido dos brasileiros para assistir a transmissões esportivas em 2022. A plataforma da Amazon, que transmite a Copa do Brasil, entre outras competições, foi citada por 28% do público.
O Globoplay apareceu na segunda posição, com 22%, enquanto a Netflix, que não transmite evento esportivo ao vivo, recebeu 21% das indicações. O mais tradicional serviço de streaming é conhecido por suas séries documentais que abordam o universo esportivo.
Outras plataformas também obtiveram bons números: HBO Max (20%), Star+ (19%), YouTube (15%), Premiere (11%) e Sportv Play, que integra o Globoplay (10%), conseguiram índices de dois dígitos. Logo atrás vieram Watch ESPN (8%) e TNT Sports (4%).
Segundo a pesquisa, 38% dos brasileiros assinaram algum serviço de streaming no ano passado para acompanhar esporte, particularmente o futebol. As cinco plataformas mais citadas foram: Star+, Amazon Prime Video, HBO Max, Globoplay e Premiere.