A Uefa anunciou, nesta quinta-feira (8), uma parceria tecnológica com a Atos. A empresa francesa de serviços de tecnologia da informação (TI), que já é antiga patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (COI) e também do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), ajudará a gerenciar, melhorar e otimizar as várias operações de tecnologia da entidade que comanda o futebol europeu.
Pelo contrato, a Atos será responsável por gerenciar e proteger o ambiente de nuvem híbrida subjacente e a infraestrutura necessária para hospedar os serviços, aplicativos e dados da Uefa. A empresa também oferecerá seus serviços de segurança cibernética, incluindo gerenciamento de identidade e acesso para detecção e resposta a incidentes, com o intuito de antecipar, monitorar e remediar quaisquer ameaças potenciais em tempo real.
O acordo foi assinado até 2030 e será válido apenas para os torneios de seleções masculinas. Dessa forma, entram na lista as próximas edições da Euro, da Liga das Nações e da Euro Sub-21.
“Aproveitaremos nossos conhecimentos em nuvem, segurança cibernética, integração, soberania digital e serviços de local de trabalho digital para gerenciar e modernizar a espinha dorsal digital da Uefa para oferecer melhoras excepcionais em benefício de todos os torcedores de futebol”, afirmou Nourdine Bihmane, codiretor executivo responsável pelas fundações de tecnologia da Atos.
“Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a Atos, que está se comprometendo como um parceiro importante da Uefa pelos próximos oito anos. O mundo está se tornando mais digitalizado, e, com a Atos a bordo como nossa parceira tecnológica, garantimos que teremos todo o conhecimento tecnológico necessário para ajudar a entregar nossas competições a milhões de fãs em todo o mundo”, celebrou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa.