Umbro e Fluminense homenageiam Cartola na nova terceira camisa do clube

Modelo conta com as cores verde e rosa, em referência à escola de samba Mangueira - Divulgação / Umbro

A Umbro anunciou, nesta quarta-feira (11), a nova terceira camisa do Fluminense. O modelo é uma homenagem ao poeta, cantor e compositor Cartola, falecido em 1980 e que era um apaixonado por futebol e pelo clube das Laranjeiras.

Predominantemente verde com detalhes em rosa na gola, nas mangas, nos ombros, na numeração, no logotipo da Umbro e no próprio escudo do Fluminense, a peça faz referência à Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do carnaval carioca, que é atrelada, desde as suas raízes, à história de Cartola, um dos mais famosos moradores da comunidade localizada na zona norte da capital fluminense.

O uniforme também celebra um clássico do samba presente no primeiro álbum de estúdio do poeta, lançado em 1974. Trata-se da canção “Corra e Olhe o Céu”. A letra da música percorre toda a camisa, na parte frontal e nas costas, com uma fonte que replica as letras do próprio Cartola, transformando o uniforme em uma espécie de manuscrito do artista.

Além disso, foi desenvolvida uma etiqueta exclusiva para a coleção. Localizado na barra da camisa, o selo traz um desenho do artista com a camisa tricolor, cercado pelo nome “Mestre Cartola” em fonte estilizada. A camisa tem também o nome Cartola estilizado com elementos do Fluminense na parte interna da gola, com o intuito de marcar ainda mais a relação entre o clube e o poeta.

Por fim, a data de lançamento também não foi escolhida à toa. Neste 11 de outubro, Cartola, cujo nome de batismo era Angenor de Oliveira, estaria comemorando 115 anos.

“Homenagear Cartola, um dos maiores gênios da música brasileira, era um desejo antigo do Fluminense. Afinal, tê-lo como um dos mais ilustres torcedores da nossa história é motivo de grande orgulho. Essa é uma camisa carregada de força e significado. Reverenciamos a vida, a obra, a poesia e o legado de alguém que tem sua história entrelaçada à do clube que tanto amou”, destacou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

“É um lançamento histórico para todos nós. Celebra uma parceria muito sólida que temos com o Fluminense, mas também mostra a profundidade com que, conjuntamente, pensamos os uniformes do clube, observando a história do clube, seus principais personagens dentro e fora de campo, a paixão da torcida e tudo que faz o Tricolor ser o que ele é. O Cartola é o Fluminense. O Cartola é o Brasil. É uma coleção que vai ficar marcada para sempre”, celebrou Eduardo Dal Pogetto, diretor nacional de marca da Umbro Brasil.

A novidade já pode ser adquirida nas lojas oficiais do Fluminense, assim como no site do clube e no e-commerce da Umbro. A marca disponibiliza os modelos masculino, feminino, júnior e infantil, com preços que variam entre R$ 279,99 e R$ 399,99.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Umbro homenageia um ícone cultural do Brasil em uma terceira camisa de um clube patrocinado. Em agosto, a marca já havia lançado a camisa 3 do Sport como uma celebração à vida e à obra do escritor Ariano Suassuna, que também era apaixonado por futebol.

Sair da versão mobile