Único não europeu, Flamengo está entre os 10 clubes com mais interação no X

Com Pixbet, Flamengo terá a camisa mais valiosa do futebol brasileiro - Reprodução / Instagram (@flamengo)

Único não europeu, Flamengo está entre os 10 clubes com mais interação no X - Reprodução / Instagram (@flamengo)

A agência Samba Digital divulgou essa semana uma lista com os clubes de futebol que tiveram as melhores atuações no X (antigo Twitter) durante o ano de 2023. Dois rivais turcos, dois gigantes espanhóis e cinco tradicionais times do futebol inglês completam a lista de engajamentos. 

O Flamengo chegou aos 45 milhões de engajamento ano passado, passando à frente da conta em inglês do Al-Nassr, com 41,6 milhões. O time de Cristiano Ronaldo mantém duas contas na plataforma, sendo uma para a comunidade internacional, e a outra em árabe, focada nos torcedores locais. Essa última contabilizou 24,9 milhões.

Depois do Flamengo, o próximo clube brasileiro a aparecer no ranking é o Corinthians, que ficou no 14º lugar, com 33,5 milhões de interações no X em 2023. Fluminense (16º), São Paulo (18º) e Botafogo (20º) são os outros time do Brasil que figuram na lista.

Engajamento

Já em termos de engajamento no X, o levantamento da Samba Digital mostra que o Al-Nassr foi o líder nessa categoria, com uma taxa de engajamento de 10,1%. Na sequência, o Fluminense aparece na 2ª posição, com 5,5%. 

Outros brasileiros que aparecem neste ranking são: Botafogo (5º), com 4,1% de engajamento na rede social, e Fortaleza (11º) com uma taxa de 2,8% no X. Além disso, vale destacar que dos dez primeiros colocados nesta lista, 3 são equipes da Arábia Saudita e outros 2 são do Brasil.

Novos seguidores

Sobre novos seguidores, o clube que mais cresceu no X em 2023 foi Real Madrid, que recebeu mais de 3,5 milhões de novas inscrições. Na 2ª posição vem o Manchester United, com 3,03 milhões novos seguidores e, fechando o pódio, aparece Barcelona com um ganho de 2,79 milhões de inscritos na rede social.

O único clube brasileiro que figura nessa categoria do levantamento da Samba Digital é o Flamengo (18º), que ganhou 605 mil inscritos durante 2023. Além disso, vale dizer que dos dez primeiros colocados, o único clube não europeu é o Al-Ahly, do Egito, que ficou no 8ª lugar, com um acréscimo de 1,55 milhão de seguidores no seu perfil.

Alcance

O estudo da Samba Digital também aponta que o Manchester United foi o clube com o maior alcance no X em 2023, com um índice de 5,76 bilhões nessa categoria. No 2º lugar vem o Real Madrid, com 5,21 bilhões de alcance no ano passado, seguido pelo Galatasaray, da Turquia, com 4,51 bilhões.

Com relação aos brasileiros, o Flamengo é o 14º clube do ranking, com um alcance de 1,81 bilhão no X em 2023. Além do Rubro-negro carioca, outro clube brasileiro que aparece na lista é o Corinthians, com um índice de 1,28 bilhão nessa categoria.

Sair da versão mobile