O Vasco foi eleito, na última sexta-feira (12), em uma votação realizada pela revista GQ Esporte Clube com jornalistas, como dono da camisa mais bonita entre os 40 times que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Predominantemente preta com a tradicional faixa branca na transversal, o manto foi confeccionado pela Kappa, que possibilitou que a criação, concepção, desenvolvimento e lançamento do uniforme fossem feitos internamente pelos profissionais do marketing do clube carioca.
“O reconhecimento deste uniforme, e de todos os outros que criamos, é um reflexo do processo estabelecido e que estamos fortalecendo cada vez mais. Hoje, a criação de produtos com o DNA cruz-maltino passa por processos criteriosos, como o estudo de tendências de mercado, compreensão dos desejos da torcida, criação dos layouts, acompanhamento de parceiros em todos os canais, criação da campanha e conceito de cada lançamento, produção da comunicação e finalização com o relatório final”, explicou Fábio Monterosso, gerente de marketing do Vasco.
“Esse processo interno nos faz ser cada vez mais assertivos. Este prêmio veio coroar um esforço de todo um departamento que se esforça cada dia mais em criar uma marca ainda mais forte para o Vasco, seja com produtos, branding ou design”, completou o executivo.
A concepção criativa das camisas é feita internamente pela área de criação vascaína, tendo como responsável o coordenador da área, Marcelo Azalim. Cada camisa tem seu desenvolvimento focado nos detalhes, entendendo as particularidades do mercado mundial de moda. Além disso, há detalhes que apenas os vascaínos mais atentos podem conhecer.
“Fazer as camisas do Vasco é sempre um enorme desafio, mas ter um apoio constante da Kappa Itália e Kappa Brasil, além de todos os setores do marketing do clube, ajuda bastante. Buscamos cada vez mais produzir algo que o torcedor quer, mesmo antes dele pensar. Acredito que as próximas peças que serão lançadas serão um bom exemplo disso”, destacou Azalim.
Assim como os cuidados na concepção de cada uniforme, a apresentação desse material também é considerada extremamente importante pelo clube. Desde o primeiro lançamento da Kappa em seu retorno ao Vasco, no início de 2020, esse planejamento é idealizado, planejado, desenvolvido e executado pela área de marketing do clube. O profissional responsável por essa tarefa é Vinícius Mussel, coordenador de gestão estratégica de marca do time carioca.
“É uma responsabilidade enorme apresentar esse material ao torcedor, mas cada esforço vale a pena. Nosso objetivo é cada vez mais utilizar os lançamentos de uniforme para fortalecer nossa marca, abordando pontos importantes para todo vascaíno. Poderemos ver isso cada vez mais nas nossas campanhas de lançamento. É claro que ter esses materiais lindos facilita a missão de torná-los atrativos para o torcedor, mas trabalhamos cada vez mais para construir campanhas que contribuam positivamente na decisão final de compra do vascaíno”, afirmou Mussel.
Por fim, o esforço comercial para as vendas também é um fator importante e fez do Vasco o maior lançamento de uniforme da plataforma on-line Netshoes em 2020, batendo, inclusive, Flamengo e Corinthians, os dois times de maior torcida do país. Esse trabalho segue refletindo nos bons resultados de vendas das peças lançadas posteriormente.
“Para construir essa camisa, que tem foco em detalhes que os torcedores pedem bastante, os lojistas foram essenciais, pois estão na linha de frente com os torcedores. Um ponto importante para o sucesso nas vendas se dá pela iniciativa do clube, realizando showrooms para apresentar coleções, com um atendimento mais próximo da área de licenciamento e trabalhando sempre com um alinhamento entre a fábrica, as lojas e o marketing para ter o melhor desempenho possível nas vendas”, comentou Fábio Lima, coordenador de licenciamento do Vasco, que é responsável pelo contato direto com a Kappa e os lojistas.
A Kappa ainda tem um papel importante como responsável pelos processos de produção e sugestão de materiais para as peças, trocando informações também sobre cada um dos pontos já citados. Segundo o Vasco, ter um olhar mais próximo do produto possibilita à área de marketing do clube desenvolver algumas novas linhas de produto em parceria com a marca italiana como a Urban, focada em moda urbana, lançada no final do ano passado.
Esse olhar mais atento também possibilitou a criação de camisas que foram sucesso de vendas entre os vascaínos, como a #Ritual, enxoval de aquecimento que homenageou o eterno Pai Santana, massagista folclórico do clube, falecido em 2011.
Para adquirir a camisa eleita como a mais bonita entre a primeira e a segunda divisões do futebol nacional, basta entrar na Vasco Store, na Vasco Boutique ou na Shop Vasco.