Conhecido internacionalmente por ser um dos principais investidores em startups de tecnologia da atualidade, com seu Claure Group, o bilionário boliviano radicado nos Estados Unidos Marcelo Claure também se tornou um dos homens fortes da gigante chinesa Shein, sendo vice-presidente do conselho global da empresa e estando à frente das operações da plataforma na América Latina.
Em meio a essa rotina tão atribulada, ele ainda encontra tempo para investir no universo esportivo. Em entrevista concedida à Máquina do Esporte na última semana, Claure revelou que tem interesse em atuar no futebol brasileiro e que, inclusive, estuda a melhor forma de iniciar sua participação na modalidade mais popular do país.
“O momento atual do futebol brasileiro me parece seu muito promissor e gosto muito da lei das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol)”, afirmou.
Por enquanto, o executivo não definiu em qual perfil de clube gostaria de investir. “Nos clubes onde estou presente no exterior, conto com um parceiro, que é o City Football Group, que já está no Bahia. Neste caso, eu precisaria analisar se iria com eles nesse projeto, que é uma possibilidade, ou se buscaria outro time”, afirmou.
Atualmente, Marcelo Claure é um dos proprietários do Bolívar, clube de seu país natal, que tem 30 títulos nacionais (maior vencedor da competição) e participará da Copa Libertadores deste ano. E também está presente no Girona, que ocupa a segunda colocação na atual temporada da LaLiga, empatado em número de pontos com o Real Madrid (cada um soma 48). Nos dois casos, ele atua como sócio do City Football Group.
Nos últimos tempos, Claure tem feito investimentos pesados no território brasileiro com o eB Capital, fundo de private equity operado em parceria com seu sócio Eduardo Sirotsky Melzer. Por enquanto, os negócios dele no país são voltados especialmente à “economia verde”, mas já começam a se voltar ao universo esportivo.
Nesta quarta-feira (10), ele anunciou o lançamento do Team Brazil, equipe brasileira de E1, competição de barcos movidos a eletricidade, que iniciará sua temporada em fevereiro com a prova inaugural em Jidá, na Arábia Saudita.
O objetivo de Claure é não apenas qualificar profissionais brasileiros (pilotos, inclusive) para estarem à frente da equipe, como também tornar o país uma das sedes da temporada 2025 da E1. A lista de proprietários dos times da competição de barcos elétricos inclui o astro do futebol americano Tom Brady, o jogador de futebol Didier Drogba, o tenista Rafael Nadal e o piloto de Fórmula 1 Sergio Perez.