Visita de Neymar impulsiona ganho de seguidores nas redes sociais do Santos

Neymar foi à Vila Belmiro para assistir a jogo do Santos na Copa Sul-Americana - Raul Baretta / Santos

Segundo a edição do mês de maio do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, produzido pelo Ibope Repucom, que destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes brasileiros, os 50 times considerados no estudo acumularam um total de 3,8 milhões de novos seguidores em abril. Os cinco que mais se destacaram foram Santos, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Palmeiras

Juntos, os cinco clubes foram responsáveis por cerca de 2,5 milhões de inscrições, ou seja, mais de dois terços (68%) do total entre todas as equipes consideradas no período.

Santos

O Santos liderou no ganho de inscritos em suas plataformas oficiais entre todos os clubes brasileiros em abril. A visita de Neymar à Vila Belmiro no empate por 0 a 0 diante do Audax Italiano, em jogo válido pela Copa Sul-Americana, impulsionou as redes santistas e resultou em 903 mil novas inscrições. 

Com esse resultado, o melhor já alcançado pelo Santos em toda a séria histórica do estudo, que é realizado desde 2016, o clube alcançou a marca de 12 milhões de inscritos no geral, retomando a presença entre os cinco clubes mais seguidos do Brasil. 

O TikTok do Santos concentrou 76% desse resultado, com mais de 680 mil novos inscritos, e fez a conta do clube nessa rede crescer 75%, ultrapassar 1,6 milhão de seguidores e se tornar uma das cinco contas de clubes de futebol na plataforma chinesa mais acompanhadas do país.

“Os atletas são ativos de alto valor de geração de conteúdo de qualidade e, no caso de estrelas internacionais, esse potencial é elevado a patamares inéditos de grandeza. O impacto da presença de Neymar nas redes sociais do Santos foi tão relevante que, em apenas um mês, o clube somou 85% do volume de novas inscrições que conseguiu ao longo de todo o ano de 2022”, comentou Arthur Bernardo Neto, diretor de desenvolvimento de negócios do Ibope Repucom.

“Além disso, o Santos colheu frutos importantes como a elevação de sua conta no TikTok como uma das mais seguidas do país atualmente entre os clubes, que se apresenta como mais um ativo de peso para entrega de valor para os fãs e exposição de qualidade para seus patrocinadores e parceiros”, completou Arthur.

Flamengo

O Flamengo chegou à marca de 54 milhões de seguidores nas suas redes, obtendo o segundo melhor desempenho entre os clubes em abril ao somar cerca de 660 mil no combinado. O clube foi o líder de crescimento no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. 

A conta rubro-negra no Instagram foi a com maior concentração de inscritos, cerca de 300 mil novos seguidores, o que representa 45% de seu resultado total em abril. Com o acréscimo, a equipe ultrapassou os 17 milhões de seguidores em seu perfil na rede social, em que lidera substancialmente entre os times brasileiros.

Fluminense

Já o Fluminense, campeão do Campeonato Carioca de 2023, obteve o terceiro melhor desempenho de abril ao registrar pouco mais de 430 mil novas adesões em suas plataformas. Com isso, o clube ultrapassou a marca de 6 milhões de seguidores entre todas as suas redes e avançou uma posição no ranking geral, ocupando agora a 11ª. 

O time concentrou cerca de 70% de seu crescimento no TikTok, onde somou mais de 290 mil inscritos e chegou à marca de 1,2 milhão, entrando no seleto grupo de apenas oito clubes nacionais com mais de 1 milhão de inscritos na plataforma.

Corinthians

O Corinthians ocupou a quarta posição em crescimento no último mês. Ao todo, foram cerca de 390 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O principal resultado se deu no Instagram, plataforma em que contabilizou 215 mil novos inscritos, ou seja, 55% de seu desempenho em abril entre todas as redes oficiais do clube.

Palmeiras

O Palmeiras, campeão do Campeonato Paulista de 2023, encerrou o Top 5 dos maiores resultados do mês de abril ao registrar 166 mil inscrições no acumulado de suas plataformas. Vale destacar que o clube concentrou 71% de seu crescimento no Instagram.

Sair da versão mobile