Vivo usa imagem de Vinícius Júnior na campanha “Alegria Preta”, veiculada na internet

Vini Jr. é o protagonista da nova campanha da Vivo, que promove a igualdade racial - Divulgação

No Mês da Consciência Negra, a Vivo utilizou a imagem do atacante Vini Jr., embaixador da marca, na campanha “Alegria Preta”, que fala de luta antirracista e equidade racial. Segundo a empresa de telefonia, “o projeto reconhece a grandiosidade contida na alegria das pessoas negras, inclusive como uma maneira de resistência ao racismo ao longo da história”.

A campanha, construída em uma parceria entre a Africa Creative, a agência Spark e a produtora Coração da Selva, tem como carro-chefe um filme com Vini Jr. como protagonista. O brasileiro é conhecido por seu ativismo contra o racismo, tendo chamado a atenção para o problema durante vários jogos da LaLiga em que foi vítima de injúria racial. Na peça, o atleta conta que almeja um tempo que seja só de alegria.

Para ocupar a internet com sorrisos negros, a Vivo reuniu influenciadores pretos e pediu que eles contassem um momento de felicidade. Por meio do uso de inteligência artificial (IA), foram geradas imagens que representam essa cena para cada um deles, sendo que cada imagem será compartilhada nas redes sociais.

“Acreditamos que a tecnologia tem um papel importante na construção de um futuro antirracista. Por isso, com o Projeto Alegria Preta, além de promover a discussão acerca dos vieses raciais, estamos contribuindo, de fato, para que os algoritmos de inteligências artificiais se tornem mais representativos”, contou Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

Diversidade

Em 2018, a empresa lançou o programa Vivo Diversidade para promover a inclusão entre seu time de colaboradores. Dentro desse programa, a cada mês, são discutidos temas da área com o público interno. Em novembro, a empresa falará sobre colorismo com os funcionários. Haverá uma live, transmitida para toda a empresa, e encontros do grupo de afinidade do Pilar de Raça (Vivo Afro) para debater o tema.

Outra iniciativa da empresa será a realização de uma semana para que empreendedores negros possam divulgar e vender seus produtos no Eco Berrini, prédio que fica em São Paulo (SP) e serve como sede da companhia. 

Além disso, a Vivo vem realizando um conjunto de ações para ampliar a representatividade desse público dentro da empresa. As últimas edições de seus programas de trainee, estágio e aprendiz destinaram 50% das vagas para profissionais negros.

Neste ano, 415 novos estagiários já ingressaram na companhia, sendo 58% das oportunidades preenchidas por pessoas negras. Entre os trainees, só em 2023, 53% dos 34 selecionados são negros. Também há vagas afirmativas para profissionais negros em todos os níveis hierárquicos.

Atualmente, cerca de 41,6% dos colaboradores da Vivo são negros, e a empresa alcançou a marca de 32,5% de negros em cargos de liderança, de acordo com o último Censo de Diversidade realizado pela companhia.

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