A Volkswagen anunciou, nesta terça-feira (5), um acordo de patrocínio com a Serie A, da Itália, tornando-se a primeira parceira de tecnologia e mobilidade da competição. O acordo, cujos valores não foram divulgados, terá início na temporada 2025/2026.
“Estamos particularmente satisfeitos em receber uma marca global como a Volkswagen entre nossos parceiros”, destacou Luigi de Siervo, CEO da Serie A.
“Pela primeira vez, teremos um parceiro automotivo que nos acompanhará nas partidas mais prestigiadas e nos principais eventos nas próximas temporadas”, acrescentou.
Segundo a liga, a Volkswagen terá presença nas transmissões televisivas e plataformas digitais, com exposição de marca nos gráficos sobre o desempenho dos jogadores, como a distância percorrida em campo.
“Esta parceria nos permitirá aumentar nossa conexão com milhões de apaixonados em toda a Itália, transmitindo nossa visão de um futuro mais sustentável também por meio do mundo do esporte”, afirmou Andrea Alessi, gerente de marca da Volkswagen Itália.
Espanha
O anúncio na Itália ocorre um dia após a Volkswagen oficializar patrocínios à LaLiga (primeira e segunda divisões masculinas) e à Liga F (liga feminina) na Espanha.
A montadora será o carro oficial dessas competições, com ações voltadas à sustentabilidade e à mobilidade elétrica.
O acordo foi assinado por Jorge de la Veja (diretor-geral de negócios da LaLiga), Pablo Vilches (CEO da Liga F) e Enrique Pifarré (diretor-geral da Volkswagen Espanha).
Trajetória
A Volkswagen já possui tradição em patrocínios esportivos. Entre 2018 e 2022, foi parceira de mobilidade da Uefa, patrocinando torneios como Euro, Nations League e Campeonato Europeu Sub-21. Em 2025, foi patrocinadora da Euro Feminina, realizada na Suíça e encerrada no mês passado.
A empresa também é proprietária do Wolfsburg, da Alemanha, e já patrocinou equipes como Atlético de Madrid e Valencia, além de contar com parcerias comerciais com outros clubes espanhóis por meio de sua rede de concessionárias.