O Ibope Repucom destacou o melhor desempenho dos clubes brasileiros no primeiro semestre de um ano desde a criação do Ranking Digital, em 2017. O volume de novos inscritos nas plataformas oficiais dos times nos primeiros seis meses de 2023 foi 3% maior que no primeiro semestre de 2022. De janeiro a junho foram registrados 16,1 milhões de novas inscrições nos perfis oficiais dos 50 principais times do país.
Os cinco clubes que mais se destacaram na conquista de novas inscrições no primeiro semestre foram: Flamengo (2,7 milhões), Corinthians (2,1 milhões), Santos (1,5 milhão), Fluminense (1,3 milhão) e Palmeiras (1,2 milhão). Juntos, representam 55% do total de novos seguidores entre os clubes nacionais no período.
Em junho, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 1,8 milhão de seguidores, e os cinco que mais se destacaram foram: São Paulo, Flamengo, Corinthians Santos e Palmeiras. Juntos, foram responsáveis por cerca de 840 mil novas inscrições, ou 48% do total no período.
No último mês, o Facebook atualizou e padronizou sua interface para as Fan Pages e simplificou a exibição da contabilização de curtidas e seguidores. Se antes as páginas informavam o volume exato de seguidores, agora exibem o valor arredondado, que passa a ser adotado a partir deste levantamento.
São Paulo lidera
Já considerando a mudança na exibição no volume de seguidores do Facebook, o São Paulo liderou na contabilização de novos seguidores em junho com saldo de cerca de 200 mil novas inscrições no combinado de suas redes. Suas contas no TikTok e Instagram concentraram quase a totalidade de inscritos do clube do Morumbi no mês.
O Flamengo obteve o segundo melhor desempenho, com cerca de 180 mil novas inscrições em seus diversos perfis. O clube foi o líder de crescimento no TikTok, Twitter, YouTube e no Instagram. Sua conta no Instagram foi a que teve maior concentração de inscritos. Com este resultado, o Rubro-Negro atingiu a marca dos 55 milhões de seguidores somando todos os seus perfis oficiais.
Azar em campo, sorte nas redes
Mesmo em má fase dentro de campo, o Corinthians alcançou o terceiro lugar em junho ao registrar cerca de 170 mil novos seguidores em suas plataformas. Com isso, o Timão bateu a marca dos 34 milhões de inscritos em suas mídias sociais. O clube teve praticamente todo seu crescimento concentrado nos perfis de Instagram e TikTok.
O Santos é outro time que passa por uma fase “azar em campo, sorte nas redes”. A equipe da Vila Belmiro aparece em quarto lugar entre os clubes que mais ganharam seguidores no Brasil, com 154 mil novas inscrições em suas plataformas. O clube, eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana com só uma vitória em seis jogos, concentrou 65% de seu crescimento no TikTok.
O Palmeiras ocupou a quinta posição em volume de crescimento no último mês. Foram cerca de 142 mil novas inscrições no combinado de suas contas, principalmente entre TikTok e Instagram.
Vasco e Criciúma
Já o Vasco, que ocupa a zona de rebaixamento no Brasileirão, chegou à marca de 12 milhões de seguidores em seus perfis sociais. Atualmente, o clube de São Januário ocupa a sexta posição geral no ranking.
Entre os clubes de menor torcida, o Criciúma, que vem fazendo boa campanha na Série B do Brasileirão, alcançou a marca de 1 milhão de seguidores em seus perfis sociais. É o 28º time brasileiro a atingir esse patamar. O desempenho é surpreendente pelo fato de o clube ter como sede uma cidade de apenas 214.493 habitantes segundo o Censo de 2022.