Pular para o conteúdo

COB inaugura Casa Brasil em Milão-Cortina 2026 com foco em internacionalização e criação de experiências

Abertura contou com a participação de ídolos do esporte nacional como Rebeca Andrade e Adriano Imperador

Inauguração da Casa Brasil para os Jogos de Inverno de Milão-Cortina d'Ampezzo 2026 contou com a presença de ídolos do esporte nacional - Jonne Roriz / COB

Com a presença de ídolos do esporte nacional como Rebeca Andrade e Adriano Imperador, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) inaugurou a Casa Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina d’Ampezzo 2026.

Localizado na Casa Degli Artisti, no centro de Milão, o espaço marca a primeira vez que o país conta com uma sede própria durante a edição de inverno dos Jogos. O movimento consolida a estratégia de internacionalização da marca Time Brasil.

LEIA MAIS: COB terá Casa Brasil em Milão para os Jogos Olímpicos de Inverno

A Cerimônia de Abertura, restrita a convidados, antecipou o funcionamento ao público, que ocorrerá a partir desta sexta-feira (6), até o dia 21 de fevereiro, véspera do fim da competição. O projeto busca utilizar o esporte como plataforma de conexão cultural e comercial, com uma estimativa de receber cerca de 7 mil visitantes ao longo do evento. 

Para a entidade, o local serve como ferramenta para fortalecer a imagem do país no exterior e fomentar novos negócios e turismo.

“A Casa Brasil faz parte da crescente presença do Comitê Olímpico do Brasil no cenário internacional. Nós viemos fazer a diferença e, mais do que isso, estamos mostrando um pouco da nossa cultura e do potencial dos nossos atletas para o mundo”, afirmou Marco La Porta, presidente do COB, que é o convidado do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, na próxima terça-feira (10).

LEIA MAIS: COB reestrutura gestão de inverno com aporte direto e foco em ativos digitais para Milão-Cortina 2026
LEIA MAIS: Marco La Porta defende “postura propositiva” do COB em Brasília para desenvolver o esporte brasileiro

A Casa Brasil segue uma linha de construção de marca iniciada em ciclos anteriores, a partir de um trabalho que tem como objetivo popularizar e expandir o impacto comercial proporcionado pelo Time Brasil.

“A gente queria fazer uma Casa Brasil para marcar presença, mas com elegância, com tamanho que sabemos que podemos ter aqui nos Jogos de Inverno. Ao longo do tempo, o Time Brasil veio criando marcas, como o Hall da Fama, o PBO, a corrida e agora a Casa Brasil”, comentou Manoela Penna, diretora de comunicação, marketing e valores olímpicos do COB.

“Com isso, nós trazemos a nossa marca para o mundo. Tenho muito orgulho de estarmos conseguindo unir diversos mundos e mostrar nossa potência esportiva e cultural”, concluiu a executiva, que participou do podcast Maquinistas em setembro do ano passado.

Experiências

A gastronomia do espaço estará sob o comando de Raphael Rego, chef brasileiro radicado em Paris e detentor de uma estrela Michelin. O cardápio desenvolvido propõe uma fusão entre técnicas francesas, ingredientes brasileiros e a tradição italiana, apresentando pratos como dadinho de tapioca, pão de queijo com gorgonzola e uma “Caipirinha Tiramissu”.

“Essa é a minha primeira Olimpíada e gosto de pensar que, antes de ser chefe, eu sou brasileiro e torcedor do Time Brasil. Então, estou honrado de estar aqui servindo os atletas, brincando de cozinhar e, ao longo dos próximos dias, vamos tentar levar um pouco da nossa brasilidade para o público que vier aqui na Casa”, comentou Raphael Rego.

O espaço conta ainda com obras do artista plástico Eduardo Kobra e uma programação que inclui transmissão das competições, shows, simuladores de esportes de inverno, como curling e esqui, e áreas de convivência. A entrada para o público geral é gratuita, mediante retirada de ingressos no site oficial.

Visitantes ilustres

A ginasta Rebeca Andrade, convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para conduzir a Bandeira Olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos, marcada para esta sexta-feira (6), prestigiou o evento. A maior medalhista olímpica da história do Brasil celebrou a oportunidade de vivenciar os Jogos de Inverno.

“Eu fiquei muito honrada com o convite do COI e quero muito viver tudo isso. Quero ter essa sensação e viver a emoção de levar a Bandeira Olímpica. E, claro, também aproveitei para vir conhecer a primeira Casa Brasil dos Jogos de Inverno. Espero que os nossos atletas, os brasileiros e até os italianos possam vir conhecer. Sempre tem uma boa música, uma festa e uma comida maravilhosa para matar a saudade e aproveitar”, declarou a atleta, maior medalhista brasileira em toda a história olímpica.

Outro nome que atraiu a atenção da imprensa local e do público foi Adriano Imperador. Com passagem marcante pela Internazionale, equipe de Milão, o ex-jogador reforçou os laços com a cidade italiana e seu apoio à delegação brasileira.

“Tem mais de dez anos que eu parei de jogar e sempre que eu venho aqui, na Itália, sou muito bem recebido. É muito especial estar junto com o Time Brasil inaugurando a Casa Brasil em Milão, lugar que tenho muito carinho por ter jogado na Inter. A casa está muito bonita e é impressionante ver de perto tudo isso. Desejo muita sorte para os nossos atletas. Tenho certeza de que eles vão honrar o nosso país como sempre fizeram, e eu vou torcer muito”, afirmou.