São Paulo anuncia candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031

Capital paulista já recebeu a principal competição multiesportiva das Américas uma vez, em 1963 - Reprodução / www.cob.org.br

A Prefeitura de São Paulo anunciou, na última quarta-feira (18), que entregaria uma carta à PanAm Sports, entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos, oficializando a intenção da cidade em ser sede da edição de 2031 do evento.

De acordo com o site oficial da prefeitura, o documento foi, de fato, entregue nesta quinta-feira (19) por Cacá Viana, secretário municipal de Esportes da capital paulista, que também participou de uma reunião com Neven Ilic, presidente da PanAm, em Santiago, onde serão iniciados oficialmente os Jogos Pan-Americanos 2023 nesta sexta-feira (20).

Na carta de intenções, o prefeito Ricardo Nunes colocou a estrutura da cidade à disposição para atender a todos os requisitos e necessidades para a realização do evento.

“São Paulo, a maior metrópole do Brasil e da América do Sul, possui uma infraestrutura esportiva de primeira classe, uma economia robusta e uma rede de transportes que a tornam o destino ideal para eventos de magnitude internacional. Nossa cidade é conhecida por sua hospitalidade e diversidade cultural, oferecendo aos visitantes uma experiência única”, destacou o prefeito, em um trecho da carta.

Vale lembrar que, dois dias antes, a prefeitura já havia anunciado a criação, em Santiago, do Espaço Cidade de São Paulo – Casa Brasil, que funcionará até o fim dos Jogos Pan-Americanos de 2023, no dia 5 de novembro. Depois, o espaço voltará a ficar ativo entre 17 e 26 de novembro, durante a disputa dos Jogos Parapan-Americanos. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas visitem o local.

Com a iniciativa, a prefeitura pretende atrair novos negócios e captar investimentos, além de incentivar o turismo e a cooperação internacional, divulgando políticas públicas de referência e também a cidade como um todo, criando uma espécie de vitrine paulistana no Chile.

Segundo a prefeitura, o espaço oferecerá atividades gratuitas e abertas ao público e convidados, incluindo shows com artistas brasileiros, apresentação de escola de samba, dança, degustação da gastronomia paulistana, aula-show de culinária, óculos de realidade virtual sobre os parques e áreas verdes de São Paulo, e apresentação dos Programas de Aceleração da Ade Sampa e ainda de outros projetos da prefeitura, como o Mãos e Mentes Paulistanas, que estimula e apoia a arte de artesãos.

Caso consiga vencer a concorrência, São Paulo sediaria o evento pela segunda vez na história. A primeira foi em 1963. No Brasil, o Pan ocorreu apenas uma outra vez, no Rio de Janeiro, em 2007.

O que pode pesar contra a capital paulista é o fato da sede dos Jogos Pan-Americanos ser na América do Sul nas três edições anteriores a 2031. Em 2019, o evento foi em Lima (Peru), neste ano está sendo em Santiago (Chile) e, em 2027, será em Barranquilla (Colômbia). Caso a PanAm Sports decida fazer um rodízio, uma sede na América Central ou na América do Norte será a escolhida.

Sair da versão mobile