A Adidas é a nova fornecedora de uniformes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e vestirá o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O contrato foi fechado até 2029 e, segundo apurou a Máquina do Esporte, será anunciado oficialmente na noite desta terça-feira (13), durante o evento “Hall da Fama 2025”, organizado pela entidade para homenagear ex-atletas que fizeram história no esporte do país.
Com o acordo, a marca alemã substitui a chinesa Peak e as brasileiras Riachuelo e Havaianas nos uniformes de passeio, viagem e pódio, além das Cerimônias de Abertura (que pela primeira vez na história será em dois lugares diferentes de forma simultânea) e Encerramento. A estreia em competições oficiais será na próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.
Nova estratégia
O acerto com a Adidas marca o fim da parceria do COB com a Peak, fabricante chinesa que vestiu os atletas brasileiros em Tóquio 2020 e Paris 2024, mas que teve diversos problemas de logística durante todo o contrato e não conseguiu sequer ter uma loja para vender produtos no mercado brasileiro.
Já com a Riachuelo o acordo havia sido fechado para Paris 2024 e não foi renovado. Em relação à marca brasileira, que usava o selo esportivo BodyWork, o mesmo ocorreu com o contrato com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que recentemente anunciou a Volt Sport como nova fornecedora de material esportivo.
Outro acordo encerrado foi com a Havaianas, que vestiu os pés dos atletas brasileiros em Paris 2024 e, assim como a Riachuelo, teve grande repercussão na Cerimônia de Abertura do evento, realizada em barcos no Rio Sena.
A Máquina do Esporte apurou que o acerto com a Adidas unificou todo o segmento de vestuário do COB.
Entre as quatro marcas de vestuário que estiveram com a entidade na última edição dos Jogos Olímpicos na capital francesa, a única que permanece com contrato ativo é a Mormaii, que possui um acordo de licenciamento com validade até 2028.