O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Arena Hub anunciaram, nesta quinta-feira (30), uma parceria que tem como objetivo mapear e impulsionar a inovação no esporte olímpico brasileiro. O foco do acordo é o ciclo até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
O anúncio foi feito durante uma reunião de trabalho do Comitê Olímpico do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), diante dos integrantes da Assembleia do COB, que inclui confederações, membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comissão de Atletas.
Participaram do anúncio o presidente do COB, Marco Antonio La Porta; a vice-presidente Yane Marques; e o diretor-geral da entidade, o campeão olímpico Emanuel Rego. Pelo Arena Hub, a apresentação foi conduzida pelos sócios Carlos Henrique Nascimento e Fernando Patara.
A cooperação entre as partes tem como principal pilar a atuação do Arena Hub como agência oficial de inovação do COB, fornecendo suporte estratégico e operacional.
A primeira etapa da parceria será o mapeamento para identificar o cenário de inovação no esporte olímpico nacional, por meio de uma pesquisa não só com o COB, mas com todas as confederações integrantes do Movimento Olímpico brasileiro.
Iniciativa
A partir do diagnóstico e com base nas necessidades e prioridades detectadas, uma série de atividades e programas serão desenvolvidos com foco em ações que promovam a inovação no esporte, além do acompanhamento de projetos.
Um desafio será proposto para as startups do ecossistema do Arena Hub, com o objetivo de endereçar soluções para as principais demandas do Movimento Olímpico brasileiro. O vencedor será anunciado durante a COB Expo, em setembro de 2025.
“Essa parceria com o Arena Hub é uma oportunidade de impulsionar a inovação no esporte olímpico brasileiro. Acreditamos que a integração de tecnologia será cada vez mais essencial para aprimorar o desempenho dos nossos atletas e consolidar o Brasil como uma liderança esportiva global”, comentou Marco Antonio La Porta, presidente do COB.
O Arena Hub passa a ter também o COB como parceiro oficial em seus projetos. Entre as iniciativas promovidas pela empresa, estão programas voltados para a aceleração de startups com foco no esporte. Atualmente, o centro conta com centenas de entidades esportivas e startups associadas, além de parceiros em nível nacional e internacional.
“É um privilégio para o Arena Hub se tornar a agência oficial de inovação do COB. Estamos entusiasmados com as oportunidades que essa aliança proporcionará, conectando o COB e as confederações esportivas às tecnologias do setor”, disse Ricardo Mazzucca, CEO do Arena Hub.
“Acreditamos que, juntos, poderemos impulsionar a evolução do esporte no Brasil, criando soluções e projetos que fortaleçam não apenas as entidades esportivas, mas toda a cadeia da indústria”, acrescentou.