O Comitê Olímpico do Brasil (COB) vem intensificando as ações para se manter relevante também fora do ciclo olímpico, e uma das principais apostas acontece nesta semana, com a COB Expo 2025. A feira, que começou na última quarta-feira (24) e irá até este domingo (28), em São Paulo (SP), espera receber cerca de 72 mil visitantes, com mais de 100 estandes, 200 palestrantes e 70 cursos, e serve como um espaço “onde todos os esportes se encontram”, reunindo 46 confederações e atraindo novos públicos.
Segundo Manoela Penna, diretora de comunicação, marketing e valores olímpicos do COB, a Expo concentra iniciativas em diversas áreas, como educação, desenvolvimento esportivo, inovação e impacto social. O programa Transforma, por exemplo, levará 50 escolas e 10 mil crianças ao evento, enquanto startups selecionadas em parceria com o Arena Hub apresentam soluções tecnológicas, com três premiadas entre 163 inscritas.
A educação também teve destaque, com cursos de gestão, direito esportivo, saúde, marketing e comunicação, além do lançamento da Academia Olímpica Brasileira, ligada ao Instituto Olímpico Brasileiro, que prevê bolsas de pesquisa e capacitação para difundir o Olimpismo de forma acadêmica e profissional.
Outro ponto de destaque é a aproximação com modalidades menos populares, como as de inverno, já visando aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, com estande de memorabília e uma pista de gelo inaugurada pela ex-patinadora Isadora Williams, além de ser palco do lançamento da temporada 2025/2026 da cada vez mais popular Superliga de Vôlei, reforçando o caráter de encontro plural entre diferentes esportes.
Vale lembrar ainda que o COB também criou, em abril deste ano, a Time Brasil Media House, em parceria com a Play9, para centralizar a produção de conteúdo e ampliar oportunidades comerciais. Em poucos meses, a estratégia já impulsionou métricas de audiência e presença nas redes sociais, além de transformar conteúdos em ativos permanentes de valor para marcas.
Esse braço também se conecta à preparação para Milão-Cortina d’Ampezzo 2026, quando atletas como Nicole Silveira e Lucas Pinheiro serão tratados como personagens centrais, não apenas esportivos, mas também midiáticos, aproveitando personalidade e lifestyle para atrair mídia e patrocinadores, uma postura que provavelmente será adotada também para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e nas competições que serão disputadas neste ínterim.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.