Jogos Olímpicos da Juventude terão equipe de refugiados pela 1ª vez em Dacar 2026

Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar 2026 terão equipe de refugiados - Divulgação

Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar 2026 terão equipe de refugiados - Divulgação

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar 2026 serão os primeiros a contar com a participação de uma equipa olímpica de refugiados. A decisão aconteceu em uma reunião do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada nesta quarta-feira (4), em Lausanne, na Suíça.

As Olimpíadas da Juventude na capital do Senegal, exclusivas para atletas de até 18 anos, serão o primeiro evento olímpico realizado no continente africano. Em vista disso, o COI informou que o foco na formação da equipe de refugiados será de atletas que estejam baseados na África. A competição integra o ciclo olímpico até os Jogos de Verão de Los Angeles, em 2028.

“Estamos ansiosos para selecionar uma equipe que não apenas ilumine a crise global de deslocamento e refugiados, mas também destaque a importância de reunir os melhores jovens atletas, no espírito do olimpismo, na juventude inclusiva, durante Dacar 2026”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI.

Formação

A seleção da equipe olímpica de jovens refugiados para Dacar 2026 ainda será decidida posteriormente pelo COI.

A África acolhe atualmente mais de 47 milhões dos mais de 120 milhões de refugiados do planeta. Segundo o COI, a Fundação Refúgio Olímpico tem apoiado atletas deslocados em todo o continente.

Hoje, a ONG possui programas em Burkina Faso, Burundi, Quênia e Uganda. A entidade também já trabalhou anteriormente em Ruanda e na República Democrática do Congo.

Sair da versão mobile