A Starbucks foi anunciada como nova parceira fundadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 (LA28) e da equipe olímpica dos EUA. O acordo aproxima os organizadores da meta de arrecadar US$ 2,5 bilhões em patrocínios nacionais. Os termos financeiros do novo contrato, porém, não foram divulgados.
Esse é o quarto acordo de patrocínio de LA28 com uma parceira fundadora e o mais recente desde o anúncio do acerto com a Honda, em junho. As parcerias fundadoras são os contratos plurianuais de maior nível dentro da estrutura comercial de LA28 e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC, na sigla em inglês).
Presença
A Starbucks planeja criar uma cafeteria voltada aos atletas e expandir sua presença em locais de competição e centros de voluntariado. A empresa também garantiu, em parceria com a NBCUniversal, os direitos de exclusividade de café na cobertura multiplataforma dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina d’Ampezzo 2026 e dos Jogos de Verão de Los Angeles 2028.
Este é o primeiro patrocínio olímpico e paralímpico da Starbucks, que se junta a Delta, Comcast e Honda na lista de parceiros fundadores. A Delta assinou um acordo de US$ 400 milhões em 2020, enquanto a Comcast estendeu sua parceria com o USOPC antes dos Jogos de Inverno de Pequim, em 2022.
Meta
O presidente de LA28, Casey Wasserman, já havia afirmado que pretende alcançar pelo menos US$ 2,5 bilhões em receitas de patrocínio até o fim de 2025.
A organização tem enfrentado desafios para atingir esse objetivo, como o longo intervalo entre a escolha de Los Angeles como sede e a realização dos Jogos, além de impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19.
A venda de direitos de nomeação em locais de competição foi uma das estratégias adotadas para ampliar a receita. A Honda, por exemplo, adquiriu os direitos do ginásio que receberá as competições de vôlei, agora chamado de Honda Center.
