A Professional Fighters League (PFL) revelou, em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira (20), a aquisição do Bellator, consolidando-se como uma força no cenário das artes marciais mistas (MMA) ao lado do UFC.
Segundo o comunicado, a transação foi concluída com a Paramount Global, ampliando o portfólio de lutadores da PFL. A empresa combinada, agora, diz se equiparar em termos de estatura ao UFC, contando com um elenco que representa cerca de 30% dos melhores lutadores classificados mundialmente em suas respectivas categorias de peso. Os detalhes financeiros do acordo não foram revelados.
De acordo com os termos do novo negócio, todos os atletas pertencentes ao Bellator passarão a fazer parte da plataforma da PFL e estarão disponíveis para participar das competições organizadas pela empresa.
Novo formato
Além da aquisição, a PFL anunciou um novo formato para o Bellator, que manterá sua identidade como marca. Está previsto o lançamento do Bellator International Champions Series, consistindo em oito eventos anuais realizados em grandes cidades ao redor do mundo. Cada um desses eventos sediará duas lutas valendo cinturões. O Bellator torna-se uma das cinco franquias da PFL, juntando-se à PFL League Season, PFL PPV Super Fights, PFL Challenger Series e PFL International Leagues.
Duelo entre campeões
Um dos principais pontos destacados no anúncio foi a intenção da PFL em realizar, no ano de 2024, um evento intitulado “PFL Champions x Bellator Champions”. A iniciativa apresentará combates entre os campeões de ambas as franquias em todas as categorias de peso. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre as divisões de peso do Bellator sem campeões correspondentes na PFL.
“A PFL agora é uma potência global no MMA. Nossa aquisição do Bellator turbina a missão da PFL de inovar o esporte e se tornar colíder da indústria”, disse Donn Davis, fundador e presidente da PFL.