A Spaten, que pertence ao portfólio da Ambev, acredita que possa falar com diferentes públicos a partir do patrocínio a diversas estrelas do universo das lutas, anunciado em março.
A campanha lançada pela Spaten conta com um time recheado de ícones brasileiros das lutas. Anderson Silva, Minotauro e Kyra Gracie (MMA); Flávio Canto e Rafaela Silva (judô); e Beatriz Ferreira (boxe) foram anunciados como embaixadores da marca. A empresa acredita que os princípios das artes marciais podem ser aplicados para além do esporte, o que possibilita uma conexão com consumidores que não necessariamente são amantes das lutas.
“Spaten acredita na oportunidade que se abre para criar conexão com o público por meio da paixão pela profundidade que existe por trás da luta. O objetivo é atingir um perfil de fã e consumidor que vai além dos entusiastas do esporte em si, demonstrando que os valores e princípios que permeiam as artes marciais têm aplicação relevante em diversos aspectos da vida cotidiana”, disse Cinthia Klumpp, diretora de marketing da Spaten, em entrevista à Máquina do Esporte.
A Spaten viu nas artes marciais diversas semelhanças com sua história e estilo. Na visão da marca, este universo materializa o “Estilo Spaten de ser forte”, mote da campanha que, além do time de embaixadores, também apresentou uma produção estrelada por Jean-Claude Van Damme.
“Spaten é uma cerveja de 1397, que teve força para atravessar quase 700 anos de história. Ainda, entrega um líquido com forte presença de malte, mas fácil de beber. Tendo essa força no centro do seu posicionamento, foi fácil escolher artes marciais como uma plataforma de comunicação da marca com nosso consumidor”, acrescentou a diretora de marketing.
Entretenimento
Segundo Cinthia, a entrada da Spaten no universo das lutas parte do entendimento desses esportes como uma opção de entretenimento. O objetivo da marca é se associar, também, aos momentos que vão para além dos tablados de luta.
“Mais do que um esporte, o ato de assistir à lutas ou artes marciais no geral é também uma forma de expandir as opções de entretenimento para o público. A Spaten quer valorizar tudo o que faz o show continuar para além do tatame: o brinde da comemoração, a preparação mental, a história dos atletas, o legado que a luta deixou no Brasil e no mundo”, disse.
“Dessa forma, a marca acredita que pode inspirar e conectar pessoas em um contexto também de entretenimento. Afinal, o ato de assistir à luta, brindando com amigos, família, é também algo natural para a nossa cultura e queremos reforçar o quanto isso está ligado ao universo das artes marciais e também ao nosso dia a dia”, seguiu.
Competição
A Spaten não vê sua atuação nos esportes limitada pela presença de outras marcas da Ambev nesses mercados e, no universo das lutas, aposta em suas semelhanças com as artes marciais para se diferenciar.
“Nosso objetivo é associar a marca à filosofia das artes marciais, à questão da ancestralidade. Spaten tem suas características e apostamos muito nesses fatores de diferenciação para marcar presença neste território”, afirmou Cinthia.
“Nosso foco é posicionar Spaten no universo das artes marciais de uma forma que faça sentido para o consumidor, levando nossas mensagens de marca ao mesmo tempo em que valorizamos o território. Queremos que as pessoas enxerguem a marca como parte de um universo pouco explorado hoje em dia, das artes marciais”, completou.
Próximos passos
Os planos de Spaten nas artes marciais não se limitam à campanha divulgada recentemente. A marca ainda pretende, durante o ano, expandir sua relação com este mercado promovendo novas ações.
“Durante todo este ano, Spaten irá promover embaixadores da marca e eventos relacionados ao universo das artes marciais. Um conjunto de ações que representam o “Estilo Spaten de ser forte” está sendo desenvolvido. Já lançamos uma campanha que traz Jean-Claude Van Damme e logo teremos mais ações conectadas às lutas”, projetou Cinthia.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho