O futsal estará nas Olimpíadas? Nesta sexta-feira (4), foi levantada a possibilidade de que a Fifa faria um esforço para pedir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que a modalidade, ao lado do futebol de areia, fosse reconhecida como esporte olímpico.
Na quinta-feira (3), houve, de fato, uma reunião do Comitê Executivo da Fifa em que a entidade teria discutido fazer dois pedidos ao COI: aumentar o número de seleções do futebol feminino nos Jogos e fazer com que o comitê passe a considerar o futsal e o futebol de areia como esportes diferentes do futebol.
Isso está longe de significar, porém, que o futsal passará a fazer parte das Olimpíadas. O movimento é apenas um primeiro passo para tal.
Ainda que a Fifa convença o COI de que futsal e futebol de areia sejam modalidades distintas do futebol tradicional, a entrada desses esportes nos Jogos ainda está muito distante.
A adição do futsal às Olimpíadas ainda dependeria de diversos fatores, que levariam anos para serem concretizados. Quais são eles? No Máquina Explica, Erich Beting comenta o longo caminho a ser percorrido pelo esporte antes de chegar aos Jogos. Assista ao vídeo abaixo: