Pular para o conteúdo

Samir Xaud: CBF quer profissionalizar a arbitragem brasileira

Revelação foi feita pelo presidente da entidade em entrevista ao podcast Maquinistas, que irá ao ar na próxima terça-feira (2), às 19h (horário de Brasília)

Samir Xaud concedeu entrevista a Erich Beting no CBF Academy Summit - Divulgação

As polêmicas envolvendo a arbitragem tornaram-se um dos principais temas debatidos na acirrada reta final da Série A do Brasileirão 2025, que tem o Flamengo, líder do campeonato, e o Palmeiras, segundo colocado, na disputa pelo título.

Organizadora da competição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está atenta à questão e prepara medidas para lidar com o problema. A entidade deve lançar, em breve, um Grupo de Estudo que discutirá iniciativas que incluem a profissionalização da arbitragem.

A revelação foi feita pelo presidente da CBF, Samir Xaud, em uma entrevista concedida ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, que irá ao ar na próxima terça-feira (2), a partir das 19h (horário de Brasília).

Durante a conversa com Erich Beting, gravada durante o Summit CBF Academy, realizado nesta semana, em São Paulo (SP), o dirigente detalhou as medidas que a entidade pretende implantar na área de arbitragem, que é considerada uma pauta relevante e que será, segundo Samir, trabalhada com urgência.

“Estamos trazendo a tecnologia e já temos montado um Grupo de Estudo para traçar como será a profissionalização da arbitragem”, afirmou o dirigente.

A questão tecnológica, citada pelo presidente, é o sistema de impedimento semiautomático (SAOT, na sigla em inglês) desenvolvido pela Genius Sports e que utiliza inteligência artificial (IA) para definir esse lance capital do jogo.

A CBF firmou contrato com a empresa nesta semana, para que a tecnologia seja usada na Série A do Brasileirão e na Copa do Brasil, a partir do ano que vem.

Na entrevista, Samir também comentou sobre as mudanças implantadas durante os pouco mais de seis meses em que está à frente da CBF, como os novos calendários masculino e feminino do futebol brasileiro.

O dirigente ainda falou sobre os preparativos da Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede.

A entrevista completa de Samir Xaud a Erich Beting no Maquinistas estará disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube, a partir das 19h da próxima terça-feira (2):