Pular para o conteúdo

Como Miami se tornou a capital mundial dos esportes nos últimos anos

No Maquinistas, Tiago Pinto, CEO da The Brand Academy, explicou como a cidade passou a atrair torneios internacionais de futebol, além da Fórmula 1 e eventos de tênis, entre outros

Entrada do complexo do Hard Rock Stadium, onde é disputado o Miami Open - Reprodução / Instagram (@miamiopen)

Miami deixou de ser apenas um destino de compras e praias para se transformar em um dos principais centros de esporte do mundo. Nos últimos anos, a cidade localizada no estado norte-americano da Flórida consolidou um calendário robusto que mistura grandes eventos esportivos globais com propriedades locais.

Conforme Tiago Pinto, CEO da The Brand Academy, explicou no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, esse movimento é resultado de uma vocação natural da cidade para o entretenimento. Miami já se tornou uma etapa importante do calendário da Fórmula 1, é sede de um torneio Masters 1000 do circuito mundial de tênis (Miami Open) e receberá alguns jogos da Copa do Mundo de 2026 no Hard Rock Stadium.

“A gente recentemente fez um seminário em Miami chamado ‘a capital mundial dos esportes’. Nenhum outro lugar tem Copa do Mundo, Fórmula 1, tênis e finais do campeonato de futebol americano universitário. É uma cidade com vocação para o esporte”, analisou Tiago Pinto.

LEIA MAIS: Diversidade cultural de Miami desafia estratégia das marcas no esporte local
LEIA MAIS: O jogo é o último motivo que leva o fã ao estádio no esporte norte-americano

A ambição de ser um centro para todos os esportes faz com que a cidade busque desafiar até mesmo a lógica climática para criar espetáculos únicos. Tiago comentou que um exemplo disso é o fato de que Miami receberá, no dia 2 de janeiro do ano que vem, o NHL Winter Classic 2026, um jogo de hóquei tradicionalmente disputado ao ar livre e em estádios de beisebol ou futebol americano do norte do país, onde o frio é mais intenso. 

A iniciativa busca reviver e celebrar as raízes da modalidade que, no passado, era jogada em lagos congelados da América do Norte. No NHL Winter Classic, os times ainda utilizam uniformes retrôs para reforçar o apelo às origens do esporte. Com sede em Miami, a edição de 2026 será a primeira partida da história da temporada regular da liga a ser disputada ao ar livre no estado da Flórida.

O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Tiago Pinto, CEO da The Brand Academy, está disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube: