Pular para o conteúdo

Copa do Mundo 2026 com três sedes cria desafios de organização, mas evita gargalos logísticos

Organização descentralizada nos EUA, México e Canadá oferece vantagens na capacidade de absorção do fluxo de visitantes

Copa do Mundo 2026 será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México - Divulgação / Fifa

A organização da Copa do Mundo 2026 apresenta um modelo operacional distinto da edição realizada em 2022. Enquanto o torneio no Catar foi marcado pela concentração geográfica, permitindo deslocamentos rápidos, a edição deste ano impõe o desafio das distâncias continentais entre sedes.

Ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Tiago Paes, head de operações dos estádios da Fifa na Copa do Mundo de 2026, apontou que, a realização do Mundial em três países (Estados Unidos, Canadá e México) criou desafios logísticos para a organização do torneio.

“Nos, Estados Unidos, primeiro que dobrou a quantidade de estádios, são 16, as distâncias são grandes, então é no máximo um estádio por dia ou um estádio cada dois dias, porque você tem que viajar”, contou.

Por outro lado, a descentralização do torneio oferece vantagens significativas acerca da capacidade de absorção do fluxo de visitantes. A distribuição dos jogos por três países e diversas metrópoles elimina a pressão excessiva sobre uma única infraestrutura de entrada e hospedagem, como aconteceu no Catar em 2022.

“Praticamente não há gargalos de hotelaria e na parte de aeroportos, porque no Catar era um aeroporto para receber todas as equipes, todos os torcedores e todos os credenciados”, lembrou o executivo.

LEIA MAIS: Exigências das novas gerações forçam adaptações operacionais nos grandes eventos esportivos

A relação dos países-sede com a Copa do Mundo também é impactada, principalmente do pontos de vista dos cidadãos que moram nas cidades pelas quais a competição passará.

“Na América do Norte, cada cidade tem dois ou três aeroportos. Então, está tudo muito disperso. O evento tem um impacto muito menor na vida do país ou na infraestrutura do país do que tinha no Catar”, avaliou o head de operações dos estádios da Fifa na Copa do Mundo de 2026.

O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Tiago Paes, head de operações dos estádios da Fifa na Copa do Mundo de 2026, estará disponível a partir da próxima terça-feira (27), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: