Pular para o conteúdo

Lean Agency: Como a inteligência artificial está mudando a forma de consumir conteúdo on-line

No Maquinistas, Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, falou sobre a influência da IA nos algoritmos e na entrega de conteúdo, além do impacto destas mudanças no mundo do marketing

Desde que foram criadas, redes sociais se tornaram peças primordiais no tabuleiro virtual - Reprodução / Technoblog

A inteligência artificial (IA) está remodelando profundamente o cenário da produção e do consumo de conteúdo no mundo contemporâneo. Tecnologias baseadas em algoritmos, aprendizado de máquina e processamento de linguagem estão permitindo que textos, imagens, vídeos e até músicas sejam criados de forma automatizada, rápida e personalizada.

Paralelamente, as plataformas digitais utilizam a IA para recomendar conteúdos de acordo com os interesses e comportamentos de cada usuário, tornando o consumo mais direcionado e dinâmico. Essa transformação está redefinindo o papel dos criadores, das marcas e do público, ao mesmo tempo em que levanta discussões sobre autenticidade, autoria e ética na comunicação digital.

De um modo geral, a inteligência artificial não apenas otimiza a criação de conteúdo, mas também reconfigura a maneira como as pessoas se informam, se entretêm e se relacionam com a mídia.

Tendo essas mudanças em vista, Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, entrevistado do Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, na última terça-feira (7), analisou como a IA possibilita a criação de novos conteúdos e muda a forma como eles são consumidos.

LEIA MAIS: Lean Agency: Como a inteligência artificial está revolucionando o mercado publicitário
LEIA MAIS: Como a Lean Agency consolidou a Betnacional no segmento das casas de apostas
LEIA MAIS: Lean Agency: Há um potencial inexplorado na imagem dos atletas no mercado publicitário brasileiro
LEIA MAIS: Mercado de trabalho e inteligência artificial: O futuro da publicidade com as novas tecnologias
LEIA MAIS: O impacto da inteligência artificial na indústria esportiva e no esporte de alto rendimento
LEIA MAIS: Inteligência artificial: Os cuidados ao utilizar a ferramenta

Nos últimos tempos, Anselmo observou um grande impacto da ferramenta nos algoritmos das redes sociais, com constantes atualizações promovidas pelas grandes empresas do segmento para fazer com que o algoritmo priorize, ou não, determinados tipos de conteúdo. 

Mudanças nas plataformas de buscas

Anselmo também falou sobre a mudança das buscas na internet com a inteligência artificial. Diversos sites e plataformas já se utilizam de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) (Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre) como uma forma do algoritmo da plataforma de busca recomendar o conteúdo do site para mais pessoas.

O CEO da Lean Agency comentou que, com a IA, porém, está acontecendo um SEO feito especificamente para a inteligência artificial. Ou seja, ao invés de tentar aplicar técnicas para que o algoritmo do Google recomende seu site, as plataformas estão adaptando o conteúdo de modo que a IA indexe esse conteúdo do site ao ser perguntada sobre determinado assunto.

Para Anselmo, essa mudança ocorre por conta de uma transformação no comportamento das pessoas ao usarem a internet. Agora, diversos usuários estão substituindo as plataformas de busca mais tradicionais pela inteligência artificial.

“Várias pessoas já estão deixando de buscar a informação no Google para buscar no ChatGPT. Se for uma informação técnica, a IA muitas vezes vai responder melhor”, ressaltou Anselmo.

Para ele, compreender as transformações dos algoritmos com o advento da inteligência artificial é fundamental para as marcas na hora de realizar campanhas publicitárias que se comuniquem com o público-alvo da empresa. Anselmo Albuquerque é um estudioso do assunto e ofereceu diversos insights importantes sobre o impacto da IA no marketing e na indústria esportiva durante a participação no programa.

O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, está disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube: