A inteligência artificial (IA) vem revolucionando o mundo do marketing nos últimos anos, transformando a forma como as empresas se comunicam com o cliente, analisam dados e tomam decisões estratégicas, permitindo que marcas criem campanhas altamente segmentadas, otimizem investimentos em mídia e melhorem a experiência do cliente em todos os pontos de contato.
O Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, desta terça-feira (7) recebe Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, agência publicitária que está na vanguarda do uso da IA. Nos últimos anos, Anselmo vem se especializando no uso desta tecnologia, que tem se desenvolvido rapidamente, oferecendo novas possibilidades de criação de campanhas e análise de dados dos clientes.
“A publicidade, ela é contemporânea, então ela funciona de acordo com o tempo que ela vive. Então estamos vendo cada vez mais usos de inteligência artificial na publicidade”, constatou Anselmo.
Polêmicas
O executivo também relembrou a campanha realizada pela Volkswagen, que promoveu um dueto entre Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, falecida em 1982. A campanha de 2023 causou grande comoção, tanto de fãs emocionados com o “reencontro” da filha com a mãe quanto de fãs revoltados com o suposto uso indevido da imagem de Elis. Anselmo ressaltou que, atualmente, a comoção já não é a mesma com campanhas que utilizam a inteligência artificial.
Outra polêmica, mais recente, ocorreu no Festival de Cannes Lions, quando uma das agências vencedoras teve seu prêmio retirado, após uma auditoria independente constatar que a peça publicitária utilizou IA para simular eventos que não ocorreram.
Dilemas
Para o CEO da Lean Agency, o problema não está na tecnologia em si, mas sim na forma como ela é utilizada. Anselmo enfatizou que a inteligência artificial é uma ferramenta a ser usada como uma forma de facilitar processos e enriquecer a campanha publicitária, sem ultrapassar o limite legal e moral.
O executivo acredita que a IA é vista, muitas vezes, por um viés negativo. Ele se considera um entusiasta da ferramenta, mas projeta que no futuro todas as propagandas e peças publicitárias que utilizarem inteligência artificial terão que deixar avisado na própria propaganda que a tecnologia foi utilizada.
“No final, você está se comunicando para alguém, e esse alguém tem o direito de saber se aquilo é real ou feito por inteligência artificial”, afirmou.
Para ele, a IA já está remodelando a forma de consumo e a produção de conteúdo publicitário, e a mudança parece ser um caminho sem volta. Durante o episódio do Maquinistas, Anselmo Albuquerque debateu diversos temas relacionados a essa “revolução” que a tecnologia está imprimindo no mercado publicitário e, principalmente, como ela é uma ferramenta de suporte e facilitação da realização de ideias criadas pela inteligência humana, e não uma substituta.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, irá ao ar nesta terça-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: